CNAE para MEI: passos para alterar a atividade principal do seu negócio

Compartilhe esse post:
cnae para mei

Já tem um CNAE para MEI, mas precisa alterá-lo? Veja como fazer isso

O CNAE – Classificação Nacional de Atividades Econômicas – é uma inscrição relacionada ao CNPJ de abertura das empresas. 

A função do CNAE é categorizar produtos e serviços oferecidos por empresas, organizações, instituições e até mesmo profissionais autônomos. Com isso, existe um padrão nos cadastros de toda a administração pública (municipal, estadual, federal), sendo mais fácil o controle da gestão tributária e até para os órgãos públicos identificarem e evitarem ações fraudulentas.

Se sua empresa MEI já possui um CNAE associado a ela, é importante apenas que estas atividades estejam adequadas ao trabalho que você executa. Caso seu objetivo seja vender no B2W Marketplace, por exemplo, é fundamental que as atividades de seu negócio tenham afinidade com o comércio dos produtos que você irá ofertar.

Ex: sua empresa tem, por exemplo, o CNAE 9602501 – de cabeleireiros, não será possível iniciar a venda de shampoos e cosméticos no marketplace por meio desta atividade, já que ela se restringe ao setor de serviços. Neste caso, seria preciso procurar outro CNAE apropriado, como o 4772500, que permite o comércio varejista de cosméticos, produtos de perfumaria e higiene pessoal.

Caso, você já tenha um CNAE para MEI, mas precise alterá-lo, é preciso acessar o seu cadastro no Portal do Empreendedor, através do campo “Atualize seus dados”.

A alteração não tem custo e pode ser feita a qualquer momento.

Leia também:

Como escolher o melhor marketplace para MEI?

O que é marketplace e como ele facilita a venda de seus produtos?

O que é e como vender no B2W Marketplace?

Compartilhe esse post: