Como obter vantagem competitiva vendendo no marketplace?

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vantagem competitiva

Veja as formas que o marketplace contribui para a vantagem competitiva dos lojistas

O marketplace é um grande e-commerce que permite que outros lojistas sejam seus parceiros e vendam itens de um estoque próprio dentro dessa plataforma, impactando clientes fiéis que esse site já conquistou. 

Por ser um espaço pronto para vendas, o marketplace permite muita vantagem competitiva para os varejistas que usam esse canal, exigindo menos capital que um negócio próprio mesmo sendo cheio de possibilidades para crescimento das vendas.

Veja alguns pontos que mostram como o marketplace pode ajudar seu negócio a conquistar vantagem competitiva na venda de seus produtos:

Plataforma pronta

Se você vai investir em uma loja física, precisa alugar ou adquirir um espaço, equipamentos para exposição dos itens, entre outros recursos para as vendas. Quem investe em um e-commerce próprio, precisa contratar uma plataforma, soluções de pagamento e segurança, entre outras aquisições.

No marketplace, a plataforma de vendas está pronta e essa é uma grande vantagem competitiva para quem começa a vender desta forma. Não é preciso se preocupar com nada em relação ao “espaço” e nem mesmo marketing, já que o canal está 100% adaptado para sua loja se conectar a ela e começar a vender.

Benefício: velocidade para começar, pois o canal já está pronto para as vendas

Sem investimento inicial

Mesmo oferecendo uma plataforma pronta para vendas, o marketplace não exige nenhum investimento inicial do parceiro, o que é muito relevante para a saúde financeira do negócio. 

O lojista consegue ganhar vantagem competitiva tanto por encontrar uma plataforma pronta de vendas, quanto pelo fato de que esse acesso não tem nenhum custo inicial: o parceiro só irá pagar uma comissão sobre cada pedido fechado através do site. Com isso, é possível poupar bastante tempo e dinheiro para começar as vendas e focar mais na estratégia competitiva.

Benefício: financeiro, pois não exige investimento inicial

Auxílio operacional

Outra vantagem competitiva que os lojistas conseguem vendendo no marketplace é que alguns canais oferecem auxílio operacional e para as vendas, incluindo treinamentos, soluções para entrega, integração de canais e etc.

Estas ferramentas dão maior estrutura para os negócios se desenvolverem, entendendo como se posicionar de forma mais estratégica nas vendas e encontrando soluções que amparam um planejamento de vendas eficiente. Os lojistas conseguem focar na gestão sem perder muito tempo com os detalhes da operação.

Benefício: maior foco gerencial, já que há muito auxílio para facilitar a operação

Liberdade para precificar

É fato que, como qualquer canal de vendas, existe competitividade no marketplace e esta competição às vezes se dá dentro da plataforma, quando mais de um lojista possui ofertas para um mesmo produto. No entanto, o lojista tem total liberdade para trilhar seu próprio caminho lá dentro e traçar a estratégia mais adequada para seu negócio.

O lojista decide como irá precificar seus produtos, se irá promocionar ou não algum item, podendo escolher desconto no preço, no frete ou em forma de pagamento. 

Benefício: liberdade sobre a estratégia, já que o lojista mantém autonomia sobre as decisões do negócio

Inteligência competitiva

Além de tudo, o lojista tem a possibilidade de acompanhar suas vendas por meio da plataforma e ainda pode contratar soluções para o monitoramento de concorrentes, tendo dicas de inteligência competitiva de quais itens pode aumentar ou reduzir preço.

Com estas análises no marketplace, os parceiros do canal conseguem muita vantagem competitiva já que são capazes de compreender melhor as movimentações de seus concorrentes e tomarem ações práticas e instantâneas para que seus produtos estejam melhor posicionados que os de outros lojistas.

Benefício: visão competitiva, já que os relatórios permitem que o lojista tome decisões para otimizar a estratégia

Mídia paga

Nos marketplaces, os lojistas ainda contam com a opção de investir em mídia paga, o que pode ajudar a aumentar a visibilidade de alguns produtos mais estratégicos para o negócio.

Em alguns canais, como o B2W Marketplace, por exemplo, esse anúncio é direcionado conforme informações do cliente e comportamento de compra, e, com isso, aumentam as possibilidades de conversão. Para quem deseja ter ainda mais vantagem competitiva que os concorrentes, é um investimento que pode valer muito a pena.

Benefício: maior visibilidade, já que os produtos aparecem em anúncios direcionados para potenciais clientes

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