Varejo baseado em dados: o que é e como o marketplace contribui nisso?

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varejo baseado em dados

Saiba como os marketplaces podem contribuir para os lojistas com o varejo baseado em dados

Com o avanço tecnológico, está cada vez mais urgente que o varejo se adapte às mudanças do mercado e aprimore a experiência do consumidor que compra digitalmente. Não é possível simplesmente replicar as estratégias do mundo físico para o ambiente online, já que em meio a grande quantidade de informações, isso se perderia ou seria pouco estratégico.

Com isso, o varejo baseado em dados é uma solução para alcançar o consumidor certo, interessado em seus produtos e gerar mais informações estratégicas para seu negócio. 

A tecnologia focada na geração, qualificação e estratégia de dados é encontrada com uma maior frequência nas lojas maiores, já que exige um investimento alto em sistemas e profissionais especializados. Por outro lado, as lojas menores podem ter acesso a ela principalmente por meio dos marketplaces.

Para quem nunca ouviu o termo antes, marketplace é um e-commerce muito acessado e com uma plataforma que permite que outros lojistas sejam seus parceiros, cadastrem suas lojas e produtos e os vendam para clientes que já compram neste ou nestes sites. Um exemplo é o B2W Marketplace, formado pelos sites Americanas.com, Submarino e Shoptime e que é adepto do varejo baseado em dados, utilizando tecnologia em várias frentes do negócio.

Como o marketplace utiliza o varejo baseado em dados para melhorar a experiência do consumidor?

O marketplace pode utilizar dados de diferentes formas para construir uma experiência única para os clientes e ajudar quem já vende no varejo. Aqui estão algumas delas:

Portal de vendas

Um bom portal de vendas no marketplace irá trazer dados sobre suas vendas, como pedidos incluídos, aprovados, seus itens mais vendidos e mais curtidos/ desejados. Estas informações são importantes para nortear sua estratégia de vendas, identificando, por exemplo, quais produtos comprar com uma profundidade maior de estoque.

Integração

Alguns marketplaces podem oferecer soluções gratuitas de integração. Estas ferramentas centralizam informações de todo o seu negócio (ERP, plataforma de e-commerce e diferentes canais de marketplace). Com isso, você consegue acessar relatórios que mostram seu desempenho de vendas em todos os lugares, entendendo como os clientes compram e quais itens mais adquirem em cada plataforma de vendas.

Inteligência de preço

Ferramentas de inteligência de preço para os marketplaces podem trazer dados sobre seus concorrentes, estratégias de preço, a exclusividade na venda de um produto e outras informações. Estes insights podem ajudá-lo a entender quando baixar ou aumentar o preço de uma oferta ou criar anúncios para itens que só você possui, sem concorrência.

Mídia paga

É possível criar anúncios patrocinados nos marketplaces. Alguns canais podem oferecer uma estratégia segmentada de anúncio, direcionada por espaços do site ou localização e comportamento de compra do consumidor. Com isso, os lojistas podem criar estratégias mais assertivas para impactar o cliente certo, na hora hora certa.

O B2W Marketplace possui tecnologia baseada em dados em todas estas frentes. Para vender no canal, cadastre-se

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