4 pontos fundamentais para criar um negócio de sucesso

por Americanas Marketplace

1 de agosto de 2019
negócio de sucesso - capa

Descubra os fatores que não podem faltar para a construção de um negócio de sucesso

Uma empresa bem sucedida não pode deixar de se atentar a alguns pontos que auxiliam desde o planejamento do negócio como seus resultados no futuro. 

A definição do produto que irá vender, o comprometimento do lojista com o sucesso de sua empresa e a expectativa dos clientes, além de boas parcerias e atenção para oportunidades do negócio e datas com grande potencial de vendas são alguns destes fatores.

A seguir, você vai entender um pouco mais estes pontos e como eles nortearam Emerson Malvazzo, 40 anos, dono da Casa dos Estojos, e parceiro da Americanas Marketplace em sua trajetória de vendas para criar um negócio de sucesso. 

1- Definir bem o produto e mercado de atuação

Emerson Malvazzo começou sua loja em Limeira. Ao entender que a cidade tinha uma forte conexão com a venda de joias, sendo conhecida como a Capital Nacional da Joia Folheada, ele decidiu mirar nesse mercado e passou a vender estojos para armazenar estes produtos naquela cidade.

“Eu era de São Paulo, tinha outro tipo de comércio que era design de interiores. Vim para Limeira, que é a Capital da Joia, chegando aqui não sabia muito o que ia fazer, e pensei em vender coisas voltadas para esse nicho”, conta ele.

O negócio deu muito certo e hoje ele vende esses itens para todo o país pela internet.

Uma dica que ele dá para quem está começando é focar em coisas que ninguém tá vendendo e que tenha fácil acesso de compras, isto é, onde haja uma demanda a ser explorada. 

2- Ter foco no digital e comprometimento

Outro ponto fundamental para o sucesso de um negócio é não desconsiderar o poder do mercado digital. Vale lembrar que, em 2018, o número de pedidos recebidos pelo e-commerce foi de 123 milhões, registrando um crescimento de 10% para o ano anterior. Esse crescimento tem sido frequente nos últimos anos, e, quem deseja criar uma empresa de sucesso, não pode ignorar a importância de atingir estes potenciais clientes.

Segundo o parceiro Emerson Malvazzo, “[o lojista] pode ter certeza que [o meio digital] é muito promissor: a internet é o futuro,não tem como escapar disso”.

Por outro lado, ele também ressalta a importância do comprometimento de quem empreende nesse mercado. 

“Quando tinha a loja em São Paulo era diferente, porque como é física tem um horário para abrir, para fechar. Era mais light, vamos dizer assim. No e-commerce não, a gente tem que se adaptar diariamente”, reforça ele.

3- Contar com parcerias estratégicas

Ter boas parcerias é muito importante para firmar sua operação e alavancar os resultados do negócio. Cada lojista poderá entender quais contatos fazem mais sentido para sua realidade no momento: se uma sociedade faz sentido, se já está na hora de contratar mais funcionários, quais serão os fornecedores e etc.

Para Emerson, uma parceria fundamental para a criação de um negócio de sucesso foi a de sua esposa: ele mudou para Limeira após ela ser transferida da empresa e, mais para frente, ambos decidiram tocar o negócio na venda de estojos juntos. “Sentamos, conversamos e ela veio trabalhar comigo aqui na loja”, conta.

Outra parceria que ele destaca é com a Ameircanas Marketplace, que além da força das marcas Americanas, Submarino e Shoptime, conta com serviços auxiliares para o parceiro. “O forte deles que tem lá também é a Americanas Entrega: você não precisa ficar preocupado se vai entregar, se não vai”, diz.

4 -Saber aproveitar datas oportunas

Os varejistas também não podem perder nenhuma oportunidade de venda e isso exige bastante atenção com as principais datas do varejo, já que elas representam momentos em que o consumidor está mais disposto a gastar.

Em alguns casos, os clientes chegam a guardar dinheiro e esperar estas datas promocionais do varejo para fazer aquisições com ticket-médio mais alto e até compras por impulso. Isso é algo que acontece, por exemplo, em uma data com a Black Friday, onde além destes pontos, alguns clientes ainda aproveitam para garantir o desconto e antecipar as compras para o Natal. 

Emerson teve uma experiência muito positiva ao aproveitar esse período e conseguiu aumentar seu faturamento. “Coloquei [os produtos para vender durante] a primeira Black Friday do ano passado. Meu Jesus amado, em dois dias eu vendi mais ou menos 2 meses de B2W [atual: Americanas Marketplace]”, diz.

Estes pontos são essenciais para qualquer negócio de sucesso no mercado. Se sua empresa seguir todas as dicas, fica fácil conquistar resultados expressivos para sua loja!

Conexões

O seller Emerson Malvazzo, fundador da Casa dos Estojos, faz parte do projeto Conexões, onde contamos a história de alguns lojistas que vendem na Americanas Marketplace. No vídeo abaixo você pode conhecer mais sobre ele e seus desafios na venda de estojos para joias:

Americanas Marketplace

A Americanas Marketplace é formada pelos sites Americanas, Americanas Empresas, Submarino e Shoptime e permite que outros lojistas se tornem seus parceiros e vendam nestes sites. Se seus produtos ainda não estão aqui, aproveite e cadastre-se!

Leia também:

Americanas Marketplace: o que é e como vender neste canal?

Iniciando as vendas no mercado varejista: dicas e pontos de atenção

Por que é estratégico vender no marketplace?

Americanas Marketplace

Somos a plataforma para você vender seus produtos nas principais lojas virtuais do país: Americanas, Submarino, Shoptime e Americanas Empresas. Aqui seu negócio vai mais longe!

veja ainda:

planejamento tributário - destaque

Planejamento tributário: o que é, qual a importância e como fazer

Entenda o que é planejamento tributário, qual sua importância e como fazer o da sua empresa! Você já faz um planejamento […]

rescisão de contrato de trabalho - destaque

Rescisão de contrato de trabalho: como funciona?

Entenda como funciona a rescisão de contrato de trabalho, além de conhecer os tipos de rescisões existentes!  Você sabe o […]

nota promissória - destaque

Nota promissória: o que é, tipos e como emitir

Descubra o que é nota promissória, seus tipos e como fazer a emissão desse documento! Você sabe o que é […]