Como impulsionar a venda de sortimento com o marketplace?

Compartilhe esse post:
venda de sortimento

Veja como utilizar o marketplace para a venda de sortimento e a venda de todos o seu estoque

Quem vende já deve ter reparado que, muitas vezes, a receita da loja acaba centralizada na venda de alguns produtos mais estratégicos, que são sempre solicitados pelos clientes. Por outro lado, o restante dos itens do sortimento são fundamentais para dar poder de escolha aos clientes e engaja-los quando procurarem por eles.

Para quem vende no marketplace, é possível aproveitar este canal para ofertar todo o sortimento: os itens mais e menos comprados. Como são muito acessados e por clientes do país inteiro, sempre há oportunidade na venda de itens de todos os tipos e categorias. Mas, além disso, aqui estão algumas dicas que ajudam a impulsionar seus produtos ainda mais:


1) Cadastro de qualidade

Na hora do cliente achar seu produto, um bom cadastro pode fazer toda a diferença. Isso vale tanto em relação ao engajamento, como para que o item seja encontrado em sites de busca ou mesmo nos sistemas internos de pesquisa dentro dos marketplaces.

O que acontece é que no momento em que o cliente digita um termo de busca do que deseja, ocorre um cruzamento de dados feito pelos algoritmos dos sistemas de pesquisa e quanto mais relevante a página web for para aquela palavra, mais fácil ela ser encontrada pelos clientes.

É por isso que criar um anúncio relevante: esteticamente bonito, mas também informativo e funcional, ajuda muito na venda de todos os itens de seu sortimento. O cliente encontrar o que procura nos sites e mecanismos de busca é um ponto fundamental para ele saber de sua oferta e, claro, comprar.


2) Promoções em datas especiais

Datas especiais do varejo são muito interessantes para engajar os clientes na venda de todos os itens de seu sortimento.

Mesmo que alguns itens possam fazer maior sentido em certas datas, sempre há aqueles clientes que procuram por oportunidades durante estas datas promocionais. Por isso, se você tiver um sortimento relevante, com boas ofertas em preço, frete ou forma de pagamento, fica mais fácil atrair novos clientes.

Não se prenda somente às categorias que você acha que faz sentido: se a data for relevante para as vendas, como, por exemplo, a Black Friday ou Natal, aposte em novas estratégias e descontos para todos os itens que você deseja impulsionar.


3) Criação de kits

Criar kits é uma forma excelente de aumentar vendas para todos os seus produtos. Você não precisa se restringir a kits com variações de um mesmo produto. Ex: “4 produtos pelo preço de 3”.

Com os kits você pode mesclar itens carro-chefe de vendas com produtos complementares de seu sortimento e que estejam dentro do mesmo contexto.

Para quem vende celulares, por exemplo, como principal produto, e, além disso, tenha capinhas e fone, é possível criar uma oferta de um kit contendo um aparelho + uma capinha + um fone. Com isso, o valor total pode ser relevante para o cliente que pagará um único frete pelos 3 produtos.


4) Anúncios patrocinados

Além das dicas acima, é possível criar anúncios patrocinados para suas ofertas com os produtos que deseja promover.

Você pode utilizar estes anúncios para que sua oferta apareça para clientes segundo o contexto de navegação deles dentro dos sites. Isto é, se você vende livros e quer destacar títulos de negócios, é possível que a oferta apareça para clientes que compram itens nesse mesmo perfil.

Os anúncios podem ajudar bastante a destacar suas ofertas e, se elas tiverem uma boa promoção e kits, isso facilitará a compra pelos clientes.

Ainda não vende nos marketplaces? Conheça o B2W Marketplace e comece já a explorar a força de vendas deste canal!

Leia também:

Cadastro de produtos: como funciona esse processo no marketplace?

Campanhas do B2W Marketplace: o que são e como aderir a elas?

5 razões para anunciar no B2WADS

Compartilhe esse post: