O que é um marketplace B2B?

Compartilhe esse post:
marketplace b2b

Um marketplace B2B é ideal para quem deseja vender para outras empresas

Marketplace é um modelo de negócio que permite que outros lojistas se tornem parceiros de grandes e-commerces e comecem a vender seus próprios produtos nestes sites. Já a palavra B2B é uma abreviação de “Business to Business”, algo como “de empresa para empresa”.

O modelo de negócios B2B é quando uma companhia oferece seus produtos ou serviços para atender as necessidades de outros CNPJs. Já quando uma empresa atende o consumidor final, a forma que ela trabalha é conhecida como B2C “Business to Consumer”, ou seja, “de empresa para cliente”.

Tendo isso em vista, fica mais fácil entender que um marketplace B2B nada mais é que um site de varejo que permite que outras empresas vendam seus produtos ali dentro, atendendendo a demandas de outros CNPJs. Um exemplo disso é o site Americanas Empresas.

B2B = Business to Business > são empresas que oferecem produtos ou serviços para outras empresas

B2C = Business to Consumer > são empresas que oferecem produtos ou serviços para o consumidor final

Por que vale a pena vender em um marketplace B2B?

Os marketplaces B2B são estratégicos para vender seus produtos, já que são grandes e-commerces, com muito acesso e visibilidade. Por causa disso, há inúmeras oportunidades de venda para diferentes perfis de empresas.

Outra vantagem dos marketplaces B2B é a possibilidade dos lojistas que vendem neles atenderem a demandas no atacado, com isso, diminuindo os custos operacionais e de entrega e aumentando a rentabilidade, com a quantidade de pedidos recebidos.

Sua loja pode tanto aproveitar as demandas de clientes que querem mobiliar a empresa, comprando objetos e materiais para o espaço, como também ofertar itens para CNPJs que pretendem vender aqueles produtos no varejo para o consumidor final.

Dependendo do marketplace escolhido, você tem ainda a flexibilidade de atuar simultaneamente no modelo B2B e no B2C. O B2W Marketplace, por exemplo, formado pelas marcas Americanas.com, Submarino, Shoptime e Americanas Empresas é um exemplo disso. Os lojistas que vendem no canal podem aproveitar o mercado vendendo para o cliente final, por meio das três primeiras marcas citadas, e para empresas, por meio do Americanas Empresas.

Aproveite já as oportunidades do marketplace B2B com o Americanas Empresas. Comece já a vender no B2W Marketplace!

Leia também:

O que é o Americanas Empresas?

O que é e como vender no B2W Marketplace?

Cadastro no B2W Marketplace: o passo a passo para se tornar um parceiro

Compartilhe esse post: