Da loja física ao negócio digital: dicas para vender seus produtos no marketplace

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Veja como iniciar um negócio digital no marktetplace para ajudar nas vendas de sua loja física

O e-commerce brasileiro está em alta, sendo que no último ano ele cresceu 12% e faturou 53,2 bilhões (Ebit/Nielsen, 2019). Ao longo do ano, foram 123 milhões de pedidos realizados pelas lojas virtuais, o resultado representa um aumento de 10% em relação ao ano anterior.

Para esse ano, a expectativa de crescimento é de 15%, com faturamento de R$61,2 bilhões. Já os pedidos devem aumentar em 12%, atingindo os 137 milhões. Nesse cenário, é muito estratégico vender seus produtos digitalmente e aproveitar a perspectiva positiva de um mercado que já tem demonstrado crescimento e interesse pelo consumidor.

Para quem tem dúvidas de quanto vale a pena investir no mercado digital, o mais recomendado é começar fazer isso por meio dos marketplaces, já eles permitem que os varejistas vendam online e sem exigir nenhum investimento inicial. O lojista paga apenas uma taxa sobre o valor de um pedido recebido por meio desse canal.

A seguir, explicamos um pouco mais sobre os marketplaces e passamos algumas dicas para você aproveitar esse modelo para começar seu negócio digital:

Aproveite a força das marcas

Muitas vezes, a loja física enfrenta desafios ao começar a vender online porque, dependendo da marca, é necessário fazer diferentes esforços para replicar o posicionamento da loja para o ambiente online, e conquistar clientes de todo o país.

Com os marketplaces, esse desafio é superado, já que as lojas físicas iniciam as vendas dentro de outros sites, muito conhecidos e acessados pelo público. O B2W Marketplace, por exemplo, é formado pelas marcas Americanas.com, Submarino, Shoptime e Americanas Empresas que recebem uma média de 154,7 milhões de visitas e 635,5 milhões de pageviews por mês (2018).

Com uma rede de clientes engajados já formada, e marcas muito fortes, quem vende nestes sites pode aproveitar a força das marcas, expondo seus produtos e recebendo pedidos de clientes ao redor do país.

Experimente o mercado

O marketplace é muito flexível para as lojas físicas que desejam experimentar a rotina do negócio digital. Como não exige investimento inicial, mesmo quem tem muito medo de arriscar não tem nada a perder com os marketplaces.

As lojas podem iniciar as vendas, entender melhor o fluxo de pedidos, e só irão pagar uma taxa de comissão se receberem um pedido por meio dos marketplaces. É uma taxa que a loja só terá quando vender.

Com essa abertura e facilidade, é muito válido estar no marketplace para conhecer melhor o mercado virtual, o desempenho das vendas, ter percepções sobre o público até para obter insights que poderão ajudá-lo a amadurecer sua estratégia online no marketplace e, se desejar, em um e-commerce próprio.

Conte com auxílio de vendas

Os marketplaces podem oferecer muito auxílio para seus parceiros, tanto no campo operacional, como estratégico.

O B2W Marketplace também é um exemplo nesse sentido, de que você pode contar com auxílio gratuito para ajudá-lo a entregar pedidos, integrar seus negócios e receber treinamentos de venda e dicas estratégicas para seu negócio digital no marketplace expandir cada vez mais.

Em outros momentos, sua loja ainda poderá contar com soluções pagas para ajudá-lo com a operação do negócio e sustentar seu crescimento.

Melhore sua estratégia

Como dissemos, o marketplace fornece uma visão muito interessante do comércio eletrônico, de forma que você poderá se aproximar mais do consumidor digital, entender o que ele procura e como posicionar seus produtos para esse perfil.

Como toda a venda fica registrada digitalmente, é fácil acessar relatórios e conhecer profundamente seu negócio e público, de forma que você poderá melhorar sua estratégia – e de forma bastante embasada.

O marketplace fornece o melhor do universo digital que é a união entre oportunidades de um mercado em crescimento e o registro de dados analíticos sobre seu negócio. Com isso, você sempre tem a chance de ajustar algumas coisas em sua estratégia para se manter aproveitando a “boa onda” do comércio eletrônico.

Aumente seus resultados

Finalmente, o marketplace é muito interessante para ampliar os resultados de sua loja física – seja ela grande ou pequena. Este é mais um canal de vendas onde você pode estar presente e posicionando sua loja, e como é muito acessado, novos pedidos podem surgir a qualquer momento.

O marketplace elimina as barreiras de localização e permite que qualquer brasileiro entre na página de sua loja, conheça suas ofertas e faça pedidos. E cada vez que isso acontece você ganha um pouco mais de receita para sua empresa, além de maior proximidade com pessoas de lugares diferentes.

Lojas físicas de qualquer tamanho se beneficiam com a parceria com um marketplace, porque podem expandir a presença digitalmente, e conquistar mais vendas, com uma operação barata (baseada em comissão sobre vendas), o que ajuda a aumentar bastante os resultados do negócio.
Se interessou? Neste artigo explicamos o passo a passo para cadastrar sua loja física no B2W Marketplace!

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