Oportunidades na venda de bebidas no B2W Marketplace

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venda de bebidas

Aproveite as oportunidades para a venda de bebidas no B2W Marketplace

Em busca de maior comodidade e com pouco tempo livre, os clientes estão cada vez mais em busca da possibilidade de comprar online. Isso também vale para a venda de bebidas alcoólicas e não-alcoólicas, que, com alguns ajustes estratégicos podem engajar mais clientes digitais e aumentar o custo-benefício.

O B2W Marketplace detém as marcas mais queridas do consumidor digital: Americanas.com, Submarino e Shoptime. Juntas elas receberam uma média de 138,8 milhões de visitas únicas e 575,6 milhões de pageviews por mês, ao longo do primeiro semestre de 2018. Além disso, na Black Friday 2017, as vendas do canal chegaram a ser 20 vezes maiores que um dia forte de vendas. Isso abre um leque de oportunidades para quem vende neste canal absorver uma parte dessa demanda.

A seguir estão algumas oportunidades para você aproveitar a venda de bebidas no B2W Marketplace!

Quem pode vender bebidas no B2W Marketplace?

Podem vender bebidas no B2W Marketplace:

  • lojistas especializados (de lojas físicas ou e-commerces de bebidas);
  • indústrias e distribuidores do setor;
  • lojistas de outros departamentos, mas que veem uma oportunidade na venda desses produtos.

Boas apostas de venda

Alguns itens que podem ser explorados na categoria de bebidas são:

Oportunidade na compra recorrente

compra recorrente

O consumidor tem uma demanda periódica por alguns itens como água e cápsula de café, por exemplo, com isso, é possível criar uma estratégia de vendas para esses produtos focada justamente em atender essas compras recorrentes.

Pensando nisso, vale muito a pena planejar a venda destes itens em fardos e packs, que atendem bem essa demanda de compras mensais ou bimestrais, e ainda aumentam o custo-benefício da compra para o cliente compensando o custo com o frete.

Bebidas não-alcoólicas

Muitos consumidores também buscam por opções não-alcoólicas como chás, energéticos, água, cápsulas de café, sucos e/ou bebidas lácteas.

Todas elas também podem se enquadrar em uma demanda de compras recorrentes e, por isso, é ideal manter um bom sortimento e estoque, planejando a possibilidade da venda em fardos.

Cerveja artesanal

cerveja artesanal

Muitos clientes estão optando por esse estilo de cerveja e é estratégico oferecê-las em seu estoque. O mais importante aqui é favorecer a variedade do que a profundidade de estoque.

Como estas bebidas possuem uma data de validade inferior aos das cervejas tradicionais, e um ticket-médio mais alto, um estoque muito grande poderia gerar prejuízos.

Lançamentos

Outra boa aposta de vendas são os lançamentos. Além de novas bebidas do momento, novas embalagens e sabores também podem engajar o cliente.

Os lançamentos podem ser explorados tanto no setor de bebidas alcoólicas como não-alcoólicas.

Segmentação da venda

Uma boa oportunidade para aumentar o retorno é segmentar a estratégia de vendas por ocasião de compra.

É possível direcionar a venda de uma garrafa avulsa de whisky, por exemplo, para o consumo individual e vender fardos da mesma bebida, direcionando a comunicação para festas.

Fit da bebida com as marcas

Outra maneira de aumentar seus resultados vendendo bebidas no B2W Marketplace é segmentar sua estratégia de vendas para cada uma das marcas do grupo.

No Submarino, por exemplo, há uma boa oportunidade na venda de itens premium, como um Blue Label, por exemplo, além de bebidas focadas em um estilo de vida saudável, natural e orgânico.

fit da bebida - submarino

Já no Shoptime, vale a pena apostar em uma estratégia para a venda de vinhos, que possuem um bom fit com o canal. O consumidor dessas bebidas geralmente está de olho em oportunidades com bom custo-benefício. Ele pode se engajar muito bem na compra de kits com 3 ou 4 garrafas, com um preço atraente, pensando em consumí-las ou longo do tempo ou presentear alguém.

fit da bebida - shoptime

Kits

Além de auxiliar a venda de itens de baixo ticket médio, melhorando o valor de frete, os kits, podem ajudar o cliente a se engajar mais com os produtos.

É possível pensar em como tornar seus produtos mais atraentes por meio deles. Uma promoção com 3 rótulos de cerveja belga, por exemplo, pode ser um incentivo extra para o cliente comprar, adquirindo mais itens por um frete único.

Outro exemplo de kits seria pensar em uma solução para uma ocasião específica, como um churrasco. Mesmo que o ticket aumente um pouco, alguns clientes podem escolher uma solução assim pela praticidade da compra.

Pontos importantes na venda de bebidas

Alguns fatores são essenciais para se destacar:

Marcas reconhecidas

A marca tem um peso muito grande na escolha do consumidor. Além do efeito da publicidade, o cliente busca histórico e confiança na hora de comprar e isso pode pesar bastante. Por causa disso, vale a pena apostar nas mais pedidas do mercado.

Apenas no caso de bebidas artesanais, como as cervejas, o rótulo não é tão importante e é válido pensar em um sortimento maior.

Procedência do produto

Whisky, vodka: a verdade é que não importa a bebida, o consumidor é extremamente criterioso sobre a procedência do produto. Por isso, sempre fique atento sobre a qualidade de seu fornecedor, dando preferência para a compra direta do distribuidor.

Estabeleça e transmita o máximo de confiança para seu cliente, zelando pela qualidade do item, que deve ser original, e envie sempre a nota fiscal para aumentar a segurança do consumidor.

Por que o B2W Marketplace?

Um grande diferencial para quem vende no B2W Marketplace é contar com uma boa audiência em quantidade e diversidade. Além disso, a credibilidade das marcas Americanas.com, Submarino e Shoptime pesam muito na hora do cliente comprar bebidas.

Outra vantagem em promocionar o item no B2W Marketplace é que o canal já possui investimento em marketing e grande rotatividade de estoque. Nesse cenário, o lojista pode economizar na divulgação do produto e evitar custos de armazenamento com um estoque parado ou vencido.

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