Por que é importante diversificar o sortimento e linha de produtos no marketplace?

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sortimento no marketplace

Diversificar seu sortimento no marketplace irá aumentar suas oportunidades de vendas. Saiba mais

Algumas razões pelas quais o seller deveria começar a pensar em diversificar seus produtos são pela capacidade de renovação do negócio e também a oportunidade de aproveitar o mercado gerado pela long tail (cauda longa), ou seja, os mercados de nicho.

Nesse sentido, a demanda por artigos de coleção, de decoração ou orgânicos, por exemplo, poderiam ser aproveitados pelos vendedores que querem expandir o negócio.

Fora isso, outro benefício da diversificação é que ela ajuda a diminuir os riscos do negócio, o que pode ocorrer com mais frequência entre sellers que possuem poucos itens expostos no marketplace.

Já para o cliente, essa diversificação permite que ele encontre tudo o que procura, “do alfinete ao foguete”, em um único lugar. O cliente tem no marketplace a vantagem de encontrar toda a gama de produtos que procura, fazer um único checkout, manter um único carrinho de compras e parcelar uma única conta, optando entre diversificadas formas de pagamento como boleto, cartões de crédito de várias bandeiras, etc.

Experiência para o consumidor

Por ter uma experiência positiva do início ao fim, o cliente tende a voltar a comprar no marketplace e isso cria um círculo virtuoso capaz de beneficiar a todos.

O cliente se beneficia, pois chega até o marketplace atraído pela grande disponibilidade de produtos em um só lugar. O seller também porque encontra neste espaço um tráfego qualificado, em uma estrutura de baixo custo, de forma que consegue propor ofertas cada vez mais competitivas. Isso acaba atraindo mais clientes para o ambiente e faz o ciclo se manter de forma positiva para todos os envolvidos.

É importante salientar que o seller deve dar preferência a diversificar o sortimento de produtos relacionados ao seu segmento original, assim ele aproveita o conhecimento do negócio e se torna especializado dentro daquele ramo.

O papel do marketplace é poder garantir que o seller desenvolva sua linha de produtos sem comprometer estruturas básicas do negócio. Se nada der certo, ele não perderá dinheiro que demandaria a criação de um novo site, layout, etc. Neste caso, ele só precisaria zerar seu estoque e já estaria apto para testar a venda de outro produto. Ele consegue aumentar seu faturamento de maneira estruturada e cresce de forma responsável.

Texto originalmente publicado e adaptado do site E-commerce Brasil.

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