4 razões para as fabricantes de móveis venderem no marketplace

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Conheça 4 benefícios dos marketplaces para os fabricantes de móveis

Os marketplaces são sites que concentram um sortimento diversificado, atraindo muitos clientes mensalmente e, por causa disso, sendo estratégicos para varejistas e fabricantes venderem neles.

Uma grande vantagem é que esses canais oferecem a oportunidade de vender na internet sem a necessidade de um investimento inicial em um e-commerce. É possível se cadastrar, começar a vender e a única forma de pagamento ao canal será feita a partir de uma comissão sobre os pedidos fechados por meio dessa plataforma.

A seguir estão 4 razões que mostram porque as fabricantes de móveis podem se beneficiar de vender no marketplace:

1) Canal auxiliar de vendas

Alguns marketplaces recebem uma audiência bastante relevante, incluindo o número de visitas e pedidos por mês. Por causa disso, esses canais são muito fortes para impulsionar a venda de novos produtos e posicionar a marca de seus parceiros, que podem atingir novos clientes.

As vendas no marketplace permitem que os produtos do fabricante atinjam um novo público com o qual ele ainda não interage, além de permitir que ele pare de depender inteiramente do estoque, operação e atendimento de seus representantes.

2) Aderência do sortimento

Todo o sortimento dos fabricantes de móveis pode ser vendido nos marketplaces: móveis, itens de decoração e produtos exclusivos.

Alguns canais, possuem categorias que distribuem melhor os produtos dentro dos sites e ajudam o consumidor a encontrar o que deseja, impulsionando as vendas da indústria.

Vale lembrar que estes canais podem concentrar um tráfego bem alto, de clientes de todo o Brasil, de forma que a indústria poderá encontrar vendas para todos os seus itens, mesmo aqueles que estão há muito tempo parados em estoque.

3) Canais e públicos diversificados

Alguns canais, como o B2W Marketplace, por exemplo, possuem sites com um público bastante diversificado.

Com isso, o fabricante pode segmentar sua estratégia focando, por exemplo, em vender móveis com um conceito jovem e despojado dentro do Submarino, móveis modernos, com foco no design da casa, no Shoptime, e outros itens, focados em atender as necessidades da família, dentro da Americanas.com.

Mesmo com os itens cadastrados em todos os sites, é possível praticar preços diferentes em cada canal, conforme sua estratégia e o perfil de cada marca.

4) Auxílio na logística

Os marketplaces também podem oferecer auxílio logístico na hora de entregar os produtos das fabricantes.

Voltando ao exemplo do B2W Marketplace, vale observar que o canal oferece duas soluções de logística de entrega: o B2W Entrega e o B2W Fulfillment.

O B2W Entrega é gratuito e facilita o envio dos pedidos por um dos parceiros de entrega do canal. Já o B2W Fulfillment deve ser contratado à parte, mas pode ajudar os fabricantes de móveis em tudo o que precisam: desde a armazenagem do produto até a entrega e atendimento ao cliente final.

Por esses motivos, vale muito a pena os fabricantes de móveis conhecerem e aproveitarem o modelo de vendas dos marketplaces.

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