Como os fabricantes de componentes automotivos se beneficiam ao vender no marketplace?

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Quem fabrica componentes automotivos pode encontrar muitas vantagens ao vender no marketplace. Conheça algumas delas

Marketplaces são grandes lojas virtuais que concedem espaço para que outros varejistas, fabricantes e distribuidores vendam seus próprios produtos nestes canais. Com isso, elas aumentam o sortimento oferecido e atraem cada vez mais clientes criando inúmeras oportunidades de vendas.

Para fabricantes de componentes automotivos, o marketplace pode atuar como um canal auxiliar para impulsionar a venda de pneus, baterias, amortecedores, acessórios de som, central multimídia e etc.

Os fabricantes de componentes automotivos podem se beneficiar das vendas no marketplace de várias maneiras. Algumas delas são:

1) Aproveitar o potencial do mercado online com investimento controlado

A categoria de veículos e automóveis é a 9ª maior em maior volume financeiro nas vendas do e-commerce, conforme mostram os dados do 38º relatório Webshoppers, desenvolvido pelo Ebit, referente ao primeiro trimestre de 2018.

Isso mostra que há um grande volume de consumidores do segmento que desejam comprar esses itens digitalmente e, por isso, é estratégico para as fabricantes posicionarem seus produtos no meio online e conquistar parte dessa demanda.

Uma das vantagens é que os marketplaces oferecem aos fabricantes de componentes automotivos a chance de explorar essas oportunidades do mercado online, mas sem a necessidade de investimento inicial.

Não há custos com setup de cadastro. O pagamento está associado às vendas efetivadas por meio do marketplace. É como a comissão paga a um vendedor: o marketplace irá cobrar uma taxa de comissão sobre o valor do pedido gerado através do canal.

2) Estrutura pronta e consolidada para as vendas na internet

Ao entrar nos marketplaces, os fabricantes podem explorar uma plataforma completa para vender na internet: com segurança, meios de pagamento incluídos, marketing e clientes fiéis às marcas que já compram.

Com isso, fabricantes não precisam criar um e-commerce próprio do zero, e podem explorar um novo canal de vendas, além de aumentar o posicionamento da marca no ambiente digital.

Por se tratarem de marcas reconhecidas no mercado, como por exemplo, Americanas.com, Submarino e Shoptime, os marketplaces ajudam os fabricantes a se destacar com a venda do seu sortimento e no aumento da receita.

3) Auxílio em todas as etapas de cadastro e crescimento do negócio

Os principais marketplaces do mercado ajudam lojistas e fabricantes em todas as etapas das vendas:

  • Explicando como ajustar o negócio para atender aos requisitos de cadastro;
  • Com dicas para utilizar as ferramentas internas na gestão;
  • Disponibilizando soluções para facilitar a operação e viabilizar as vendas;
  • Oferecendo treinamentos online para aumentar as vendas e resultados.

Essas frentes de auxílio facilitam não só a usabilidade da plataforma, mas permitem também que os lojistas e fabricantes que vendem nestes sites obtenham informações auxiliares para conhecer melhor o mercado e definir estratégias mais coesas que os ajudem a desenvolver o próprio o negócio, aumentar vendas e posicionar bem o produto digitalmente.

A operação também pode ser auxiliada por serviços especiais como, por exemplo, para a entrega dos itens vendidos para os clientes.

4) Cadastro do sortimento desejado e venda de itens fora de estoque

Outra grande vantagem que o fabricante de componentes automotivos encontrará ao vender no marketplace é a possibilidade de segmentar seu sortimento conforme sua estratégia.

Por meio do marketplace, os fabricantes podem manter as vendas para sua cadeia de distribuidores, e personalizar a estratégia no mercado online. Por exemplo: atendendo públicos regionais que antes não eram atendidos, aproveitando o potencial do canal para vender itens que sairão de linha ou estão parados em estoque e etc.

Fabricantes não precisam mudar seu posicionamento de mercado ao vender nos marketplaces. Eles podem seguir com suas atuais estratégias na cadeia de distribuição e expandir o mercado para o público online. O canal oferece a oportunidade de auxiliar nos atuais resultados do negócio e que a indústria encontre um espaço para ampliar sua atuação digital e obter mais vendas e visibilidade.

5) Possibilidade de vender para outros CNPJs

Alguns canais permitem que seus parceiros explorem suas plataformas para a venda de produtos para outras empresas (B2B). Com isso, há opções relevantes para atender a demanda de outros CNPJs em pedidos com baixa ou larga escala (atacado).

O B2W Marketplace, por exemplo, possui o canal B2W Empresas, que é exclusivo para as vendas de CNPJ para CNPJ. Nele, os lojistas podem segmentar uma estratégia diferenciada de preço e frete, em relação a outras marcas e podem aproveitar a oportunidade de receber um tíquete-médio ainda maior ao vender para outras marcas.

Ao vender seus componentes automotivos em marketplaces que atuam nesse formato, você aumenta as possibilidades de expandir seu negócio e explorar ainda mais o mercado online com as vendas B2B.

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