4 dicas para se destacar no buy box do B2W Marketplace

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Praticar preços competitivos é uma maneira de aumentar as chances de posicionar suas ofertas no buy box. Veja algumas dicas

O buy box é a caixa de destaque com a principal oferta para um produto.

Para chegar na definição de qual loja irá aparecer nesta posição, há um cálculo que visa classificar, entre todas as ofertas, qual delas é a melhor opção para o cliente. Para isso são mensurados alguns fatores, como o preço e frete mais competitivo na região do consumidor, lojas com as melhores avaliações, a existência de estoque para o produto e menor valor da parcela.

Cada fator gera uma pontuação e a loja com a melhor classificação será aquela que ficará destacada no buy box do B2W Markeplace para a oferta do produto.

Vale ressaltar que cada produto possui um cálculo próprio de buy box, de forma que o mesmo seller pode ter alguns de seus produtos dentro e outros fora do destaque. Por isso, é muito importante monitorar seus produtos que estão nessa posição para otimizar suas estratégias.

A seguir, fornecemos algumas dicas para quem deseja destacar o máximo de produtos no buy box do B2W Marketplace:

 

1) Acompanhe seus produtos e categorias no buy box

O primeiro passo é monitorar suas ofertas que estão dentro e fora do buy box do B2W Marketplace. Para isso, você pode utilizar uma solução em monitoramento de marketplace que exiba essa informação de seus produtos.

Você pode fazer análises segmentadas por categoria ou geral, de todos os itens vendidos, e otimizar suas ofertas conforme sua estratégia. Além de saber quantos e quais de seus produtos estão fora do buy box, será possível saber quando você está perdendo a classificação por fatores relacionados ao preço. Com isso, será possível tornar suas ofertas mais competitivas, se essa for sua estratégia ou otimizar outros fatores, além do preço, que estejam interferindo na sua classificação.

 

2) Pratique preços competitivos

Se o produto está perdendo por preço, será possível revisar sua margem e estratégias de precificação. Para isso, é importante conhecer sua margem mínima, ou seja, até quanto você consegue baixar o valor da oferta sem comprometer a sustentabilidade do negócio.

Depois, é possível ajustar seus preços para valores próximos aos dos concorrentes para se tornar mais competitivo. Esse ajuste pode ser feito com base no simulador de preço, disponibilizado nas principais soluções de monitoramento de marketplace. Essa ferramenta permite que você teste as suas chances de ganhar o buy box do B2W Marketplace após reajustar seu preço.

 

3) Utilize o B2W Entrega

O cliente sempre tende a avaliar não apenas o valor do produto, mas o custo da compra, como um todo. Por isso, o frete pesa bastante nessa decisão, já que um item barato, mas com custo de entrega muito alto, pode inviabilizar a aquisição. Tendo isso em vista, a competitividade por esse critério também é importante para a seleção do buy box.

O B2W Entrega é uma plataforma de gestão de entregas para os sellers do B2W Marketplace e que pode ser ativada sem custo. O sistema oferece muitas vantagens para quem o utiliza, incluindo valores de frete bastante competitivos. Com isso, entre diversos ganhos em performance logística, aderir a ele também pode ajudá-lo a melhorar suas condições de entrega, aumentando as chances de conquistar o buy box.

 

4) Melhore sua operação e avaliação

A avaliação do lojista pelo cliente é um indicador sobre o grau de satisfação de outros consumidores ao comprar ali. É uma forma de entender a experiência que tiveram ao comprar o produto e se estão contentes com as condições e prazos de recebimento do produto.

Você pode acompanhar a avaliação geral de sua operação no Portal Parceiro para entender quais aspectos estão favorecendo ou prejudicando sua performance. Com isso, procure melhorar os fatores mais sensíveis para aumentar a satisfação dos clientes e, consequentemente, avaliação de sua loja. Certamente isso terá um impacto positivo e ajudará a te destacar no box box.

 

Não conseguiu o buy box mesmo assim?

Claro que, em alguns casos, mesmo fazendo todos os ajustes possíveis, seus concorrentes poderão se destacar por alguns fatores e acabarem conquistando o buy box do B2W Marketplace.

Mesmo assim você poderá conquistar vendas quando os clientes acharem sua oferta mais relevante: seja porque seu preço e frete são mais competitivos, sua marca é reconhecida, e outros fatores.

Em alguns casos, você poderá aproveitar essa vantagem, como um preço menor, para impulsionar uma oferta que esteja fora do buy box por meio de uma campanha no B2WADS.

Os clientes que estiverem procurando os valores mais competitivos podem se engajar com os anúncios e, alguns deles preferirem comprar seu produto com preço mais competitivo, ainda que a loja esteja fora do buy box.

 

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