13 principais motivos de reprovação de cadastro de produtos no B2W Marketplace

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reprovação de cadastro de produtos

Confira lista com os principais motivos de reprovação de cadastro de produtos no B2W Marketplace e como evitar esses problemas

A reprovação de cadastro de produtos no B2W Marketplace pode ocorrer quando as configurações estiverem em desacordo com nossas políticas que visam oferecer a melhor experiência de compra para o cliente final.

Sempre que seu cadastro de produtos é reprovado, ele volta para que você faça os ajustes necessários e o envie novamente. Porém, esse processo atrasa a publicação do produto e suas oportunidades de começar a vender o mais rápido possível. Por isso, quanto maior a atenção nessa etapa, mais chances de que o item seja publicado e você já comece a receber pedidos.

Para garantir uma aprovação rápida, veja a seguir os 13 principais motivos de reprovação de cadastro de produtos no B2W Marketplace e como evitá-los:

1) Não informar o que é o produto no título

Todos os títulos devem, em primeiro lugar, informar o que é o item sendo vendido. Exemplo: notebook, smartphone, jogo de panelas, cobertor de casal, tênis, etc. Essa informação é básica para que o cliente identifique o que está comprando e para que seu produto seja encontrado na hora que o consumidor buscar por esse item.

2) Informar cor em títulos de itens agrupados

A cor é uma informação importante no título, mas apenas para casos em que o item não é agrupado por esse fator. Se você pretende criar uma única página do produto e, dentro dela, dar a opção do cliente eleger a cor de sua preferência daquele item único, este critério deverá ser mencionado apenas na parte de variação do produto. Neste caso, o título deverá ser generalista.

3) Não seguir linha lógica na descrição do produto

Descrições de produtos não são o mesmo que a ficha técnica. Enquanto a ficha é uma informação objetiva, como de uma planilha, as descrições devem ser escritas com texto corrido, e estruturado por início, meio e fim. É possível citar alguma característica, mas de maneira mais aspiracional e comercial.

4) Esquecer de fechar a tag utilizada

É possível utilizar algumas tags na descrição do produto, mas é importante que você sempre se lembre de fechá-las. Uma tag não fechada aparecerá como texto e não um comando HTML. Porém será um texto “sem sentido” acarretando na reprovação de seu cadastro.

5) Usar caracteres e símbolos especiais

Tanto no título como na descrição dos produtos, é proibido o uso de caracteres especiais (Ex: *,@,&). Procure manter o texto da forma mais coesa possível, passando informações claras com palavras e, se necessário, números (como para informar códigos de produtos).

6) Escrever tudo em maiúscula

Jamais escreva todo o texto de títulos e/ou descrições usando apenas letras maiúsculas. Além de dificultar a legibilidade, textos assim são vistos como uma grosseria na internet – como se o interlocutor estivesse gritando. Por isso, cadastros assim são motivos de reprovação.

7) Texto com erros de português

Revise os textos de títulos e descrições. Tanto erros de digitação como de português (ortografia e gramática) são motivos de reprovação de cadastro. Textos bem escritos valorizam mais seu produto e passam uma imagem mais adequada de sua loja, além de aumentar a conversão.

8) Menção a itens sortidos e brindes

Jamais mencione itens sortidos e brindes no cadastro de seus produtos. No B2W Marketplace é proibida a venda de itens sortidos, por isso, será preciso organizar seu estoque e cadastro para que o cliente saiba exatamente o que está comprando. Também é proibido condicionar a compra à brindes.

9) Menção a promoção, pré-vendas e lançamentos

A descrição também não deverá mencionar promoções, pré-venda e nem lançamentos de produtos. Seu foco é descrever características do item vendido de uma forma abrangente e comercial.

10) Menção a datas de vencimentos

Não descreva a data de vencimento dos produtos. É importante que você tenha esse controle em seu estoque para oferecer prazos aceitáveis para seu cliente. Já o espaço da descrição deve ser focado nos atributos do item vendido.

11) Imagem sem qualidade profissional

Imagens caseiras e de baixa qualidade são outro motivo de reprovação. Tome muito cuidado ao escolher as fotos para ilustrar seu produto, pois elas são um importante fator de influência da compra online. Se o cliente não sentir confiança no que viu, dificilmente irá comprar.

12) Não usar ao menos uma imagem geral do produto

Você pode sim usar imagens que mostram alguns detalhes do produto, mas essa imagem nunca deve ser a única ou principal do produto. No destaque sempre mantenha ao menos uma imagem que contenha todo o item.

13) Textos incompatíveis com a imagem

Tome cuidado para que as imagens que selecionar sejam as que realmente ilustram o item que você está cadastrando. Caso o texto mencione uma informação incoerente com a imagem (produto diferente, cor diferente, etc), o cadastro também será reprovado.

Fique atento a todos esses fatores e evite cometer qualquer um desses erros ao cadastrar seus produtos no B2W Marketplace. Assim, seus produtos serão aprovados rapidamente e você já poderá começar a vendê-los!

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