Por que é tão importante fazer a atualização de status de pedido?

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status de pedido

A atualização de status de pedido é a principal forma de comunicar sobre o andamento da entrega

Após o cliente fazer um pedido no B2W Marketplace e o pagamento ser aprovado, o lojista deverá despachar o produto, respeitando todos os prazos de entrega. Mas, além disso, é muito importante que o seller comunique o cliente de suas ações atualizando os status de pedido no tempo indicado no Portal Parceiro.

O status de pedido é uma garantia de que o cliente poderá acompanhar todos os processos após a compra. Esta é maneira dele entender o comprometimento do lojista com seu pedido e o que já foi feito até então.

Além disso, o cliente tem abertura para cancelar o pedido caso os prazos não sejam respeitados. A maneira dele fazer esse acompanhamento é justamente através dos status de pedidos: o cliente pode acompanhar o andamento da entrega, o que torna os processos mais transparentes.

A atualização de status de pedido é um indicador importante de que o lojista está respeitando os prazos. Dessa forma, o cliente não poderá cancelar um pedido em andamento se o lojista estiver cumprindo todas as etapas de entrega e notificando o cliente – a não ser que esteja dentro do prazo dos direitos de arrependimento da compra (7 dias) corridos.

Por outro lado, a falta de atualização pode impactar não só o cliente, mas também o próprio seller, que pode ter o pedido cancelado, gerando transtornos na operação.

 

Por que manter o status de pedido sempre atualizado?

O objetivo do B2W Marketplace é oferecer aos clientes a melhor e mais confortável experiência de compra. Dessa forma, a atualização do tracking é imprescindível para o cliente acompanhar o status de seu pedido.

Quando o cliente é atualizado do andamento da sua entrega, ele não precisa abrir protocolos ao seller, mantendo assim um índice de reclamação saudável.

Além disso, a atualização do tracking evita o cancelamento de pedidos que já foram despachados/entregues. E com maior transparência e menos transtornos no processo, é mais fácil o cliente avaliar positivamente a experiência de compra com sua loja.

 

Qual o ciclo do pedido e quais status devo atualizar?

ciclo do pedido b2wO ciclo dos pedidos no B2W Marketplace é:

  • Pedido incluído
  • Pagamento aprovado
  • Pedido baixado
  • Pedido faturado
  • Pedido expedido
  • Pedido entregue

Os status que nossos parceiros devem atualizar são: pedido faturado, pedido expedido, pedido entregue e, eventualmente, os status de exceção de transporte e de indisponibilidade, se houver necessidade.

Os demais status são automáticos e de responsabilidade da B2W.

Caso você utilize B2W Entrega como solução logística, os status de pedido expedido são atualizados automaticamente, dispensando a necessidade de que você os atualize.

 

Como atualizar o status de pedido no B2W Marketplace?

A atualização do status de pedido deve ser feita no Portal Parceiro ou integradora, caso você utilize uma solução desse tipo. No filtro por status, será possível encontrar listas com seus pedidos em cada etapa do ciclo de vendas. Eles estarão divididos entre Pedidos Abertos (incluídos, aprovados, baixados, faturados, expedidos e indisponíveis) e Pedidos Encerrados (entregues, cancelados e com boleto vencido).

Após selecionar a lista de sua escolha, você terá acesso ao número do pedido no B2W Marketplace, número da entrega, data em que o pedido foi realizado, data de aprovação do pedido, prazo de entrega, valor total, status e opções.

As atualizações serão possíveis apenas após baixar os pedidos através do menu Vendas > Pedidos > Meus Pedidos.

Você pode entender todo o passo a passo da atualização de seus pedidos assistindo os treinamentos de Pós-venda da Universidade B2W Marketplace. Para participar é preciso ser nosso seller e se inscrever em uma datas datas disponíveis do mês em questão. Basta estar logado no Portal Parceiro, clicar aqui e acessar nossa agenda de treinamentos.

 

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