O que é e quando utilizar a variação de produto no B2W Marketplace?

variação de produto

Variação de produto permite o agrupamento de itens similares, porém com cores, tamanho, volume ou voltagem diferentes 

A variação de produto é um recurso utilizado para representar itens que tenham elementos diferenciais como cor, sabor, voltagem e volumetria, por exemplo, mas que não afetam diretamente o modelo, linha e configurações gerais do produto.

Itens com variações apresentam EANs (códigos de barras) iguais, mas SKUs (código particular de cada item) diferentes. Esse é o principal ponto de atenção na hora de cadastrar seus produtos que tenha algum tipo de variação.

Veja um exemplo:

exemplo variação de produto

Embora o código de barras (EAN) da blusa sempre seja o mesmo, código: 128643822, cada cor e tamanho disponíveis serão representados por um SKU específico.

Ao contrário do EAN, o SKU não fica visível em nossos sites e ele serve apenas para a loja identificar os detalhes do produto que foi comprado, e qual cor e tamanho saiu de seu estoque e deverá ser entregue para o cliente.

 

Quando utilizar a variação de produto?

A variação de produto só é obrigatória para itens que realmente tenham alguma variação de voltagem, volumetria, cor tamanho e sabor.

 

Voltagem

Produto similar, mas voltagem diferente. Ex: secador de cabelo, liquidificador e outros eletroeletrônicos que tenham o mesmo modelo, mas volts específicos (110 volts, e 220 volts).

variação de produto - voltagem

 

Volume

Produto similar, mas com volumetria diferente. Ex: perfumes, bebidas e outros itens que tenham o mesmo modelo, mas mililitros específicos (30ml, 50ml, 100ml).

variação de produto - volume

 

Cor

Produto similar, mas com cor diferente. Ex: roupas, celulares, eletrônicos e outros itens que tenham o mesmo modelo, mas opções de cores (rosa, azul, branco, preto, amarelo).

variação de produto - cor

 

Tamanho

Produto similar, mas com tamanho diferente. Ex: roupas, sapatos e outros artigos que tenham o mesmo modelo, mas opções de tamanhos: (PP, P, M, G, XG), (36, 38, 40, 42, 44), (35, 36, 37, 38, 39) .

Camisetas:

variação de produto - tamanho camisetas

Calça jeans:

variação de produto - tamanho calças

Sapatos:

variação de produto - tamanho sapatos

 

Como configurar a variação de produto?

 

EAN de cada item com variação

Imagine que você precisará cadastrar uma blusa disponível nas cores azul, rosa e verde. O EAN delas será o mesmo, mas supondo que o SKU da blusa seja 7045, as versões de cada cor podem ser algo como:

  • 70452 Blusa azul
  • 70453 Blusa rosa
  • 70454 Blusa verde

Este detalhe, mais a especificação da variação de cor, tamanho, volume ou voltagem, deve ser incluído no cadastro do produto sempre que houver necessidade.

 

Título do produto

Outro ponto de atenção é na hora de criar o título de seu produto agrupado por alguns dos fatores de variação. O texto precisará ser informativo, mas também genérico, de forma que o mesmo conteúdo contemple todos os itens, independentemente da cor, voltagem, tamanho, sabor e volume que o cliente escolher.

O ideal é seguir a seguinte estrutura na composição do título de um produto agrupado:

Nome do Produto | Modelo | Características | Marca

Note que, neste caso, não recomendamos qualquer menção às cores, voltagem, tamanho, sabor ou volume do produto, já que a mesma página e cadastro irão concentrar todas as opções disponíveis. Uma menção a isso no título poderia gerar desencontro de informações e reprovação do cadastro.

 

Leia mais:

18 termos que você precisa saber antes de se cadastrar no marketplace

7 dicas para criar títulos de produtos no B2W Marketplace

Descrição de produtos: requisitos e dicas para um cadastro vendedor