7 dicas para criar títulos de produtos no B2W Marketplace

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títulos de produtos

Títulos de produtos devem, primeiramente, esclarecer qual o produto exibido, além de trazer características importantes para o cliente

Os títulos de produtos têm papel informativo, comercial e técnico dentro dos nossos sites (Americanas.com, Submarino e Shoptime).

No sentido informativo, os títulos de produtos podem ajudar no entendimento do que é o item. Por isso, um ponto essencial no cadastro é especificar a informação mais básica sobre ele: o que é? Uma xícara, um edredom, um smartphone.  

O papel comercial é que ele ajuda a destacar os atributos principais do produto. A memória que tem um celular, o modelo de uma saia e etc. O cliente, mesmo sem clicar no produto, consegue entender as características que o item possui.

Já o aspecto técnico tem relação ao nosso sistema de busca: é importante que quando o cliente pesquisar pelo seu produto, ele seja facilmente encontrado. Isso envolve um bom uso de palavras relacionadas ao que você vende e que podem constar na pesquisa da maioria dos consumidores.

A seguir estão algumas dicas para criar títulos de produtos informativos, comerciais e técnicos para seus produtos e engajar mais clientes:

 

1) Siga a estrutura recomendada

A estrutura recomendada na composição do título de seus produto, deve conter as seguintes informações para todos os itens sem agrupamento por cor:

Nome do Produto | Modelo | Características | Cor | Marca

  • Nome do produto: coloque a palavra-chave que descreve o que é o produto. Ex: camiseta, notebook, smartphone, xícara, shampoo, etc.
  • Modelo: coloque o modelo/linha daquele item. Ex: S8, inspiron, etc;
  • Características: coloque os detalhes do produto. Ex: skinny, dual dhip, 32GB, etc;
  • Cor: coloque a cor do item vendido. Ex: prateado, verde, preto, etc;
  • Marca: coloque o nome do fabricante. Ex: Samsung, LG, Dell, Tramontina, etc;

Tanto o nome do produto como uma descrição ou características mínima do item são itens básicos para que seu cadastro seja aprovado.

 

✔ Como escrever:

Ex: Guarda-Roupa Havana Star Clean 6 portas Cinza – Santos Andirá

✖ Como não escrever:

Ex: Santos Andirá Cinza Havana Star Clean 6 portas Guarda-Roupa

 

Importante: títulos de itens agrupados

A informação de cor, sabor, tamanho e voltagem só deverá constar caso o produto não possua variação e agrupamento por estes fatores, ou seja, caso o cadastro que estiver fazendo não disponibilize ao cliente a opção de escolher a cor, sabor, tamanho e voltagem do item dentro da página do produto. Veja um exemplo:

títulos de itens agrupados

Caso o título informe a cor do produto para um item com agrupamento por cor, por exemplo, isso irá gerar conflito de informações e reprovação do cadastro. Para evitar que isso aconteça, caso o produto seja agrupado dessa forma, informe apenas os seguintes dados sobre o item vendido:

Nome do Produto | Modelo | Características | Marca

 

✔ Como escrever (itens agrupados):

Ex: Guarda-Roupa Havana Star Clean 6 portas – Santos Andirá

✖ Como não escrever (itens agrupados):

Ex: Guarda-Roupa Havana Star Clean 6 portas Cinza – Santos Andirá

 

2) Mescle letras maiúsculas e minúsculas

No meio digital, escrever uma palavra inteira em maiúscula pode ter o significado de que o interlocutor está gritando. Por isso, além do erro ortográfico, o uso excessivo de letras maiúsculas também pode gerar esse mal-estar.

Para que seu anúncio não seja reprovado, procure mesclar letras maiúsculas e minúsculas ao compor os títulos de seus produtos. Se desejar, você pode iniciar as marcas e nomes de produtos em maiúscula e o restante em minúscula.

 

✔ Como escrever:

Ex: Guarda-Roupa Havana Star Clean 6 portas Cinza – Santos Andirá

✖ Como não escrever:

Ex: GUARDA-ROUPA HAVANA STAR CLEAN 6 PORTAS CINZA – SANTOS ANDIRÁ

 

3) Dispense os caracteres ilegíveis e/ou especiais

Os títulos de produtos precisam ser lidos com facilidade pelo cliente, por esse motivo, caracteres como: #, @ e $ não são aceitos. Você deverá compor o texto usando palavras formadas por letras maiúsculas e minúsculas e, eventualmente, números (para descrever códigos do modelo ou características do item, por exemplo).

 

✔ Como escrever:

Ex: Guarda-Roupa Havana Star Clean 6 portas Cinza – Santos Andirá

✖ Como não escrever:

Ex: Guarda-Roupa Havana Star Clean #6 portas Cinza – Santos Andirá

 

4) Seja coeso e siga uma estrutura com palavras

É importante que ao ler o título de seu produto, o cliente seja capaz de entender do que se trata. Por isso, a importância de detalhar o nome do produto, marca e características, etc.

Mas, além disso, preste atenção para não carregar demais em números para códigos de modelos e que prejudiquem a leitura e compreensão pelos consumidores.

 

✔ Como escrever:

Ex: Guarda-Roupa Havana Star Clean 6 portas Cinza – Santos Andirá

✖ Como não escrever:

Ex: Guarda-Roupa Cód: 382678119 – 6Pt Cinza – S. Andirá

 

5) Mantenha coerência entre texto e imagem

É muito importante que o título tenha uma relação com a imagem, pois a falta de coerência entre eles também pode ser um motivo de reprovação.

Se o título menciona a cor azul e a imagem mostra um item amarelo ou se diz que é um lençol e a imagem mostra uma fronha, estes fatores podem interferir na aprovação do cadastro.

 

6) Utilize os caracteres necessários e sem exagerar

A partir de 60 caracteres, seu título aparecerá cortado em nossos sistemas de busca e também em buscadores como o Google. Isso significa que algumas informações não serão visualizadas pelos potenciais clientes, o que pode tornar a compra menos atrativa.

Para evitar esse problema, procure limitar seu texto a 60 caracteres ou o mais próximo disso, desde que forneça todas as informações básicas sobre o item.

 

✔ Como escrever:

Ex: Guarda-Roupa Havana Star Clean 6 portas Cinza – Santos Andirá

✖ Como não escrever:

Ex: Guarda-Roupa Havana Star Clean 6 portas 4 gavetas – Cinza – em MDF espelhado de correr – Cód: 382678119 – Santos Andirá

 

7) Revise o texto e ortografia

O título é uma forma de anunciar seu produto no B2W Marketplace. Muitas vezes, ele será o primeiro contato que o cliente terá com aquele item e, a partir dele, poderá optar por clicar ou não no produto.

Com isso, é imprescindível que a ortografia e digitação do texto estejam impecáveis. O texto ajudará nossos sistemas de busca a acionarem o produto que contém a palavra-chave digitada pelo cliente e também irá incentivar o cliente a clicar e comprar o produto.

 

✔ Como escrever:

Ex: Guarda-Roupa Havana Star Clean 6 portas Cinza – Santos Andirá

✖ Como não escrever:

Ex: Garda-Roupa Havana Star Clean 6 portas Cinza – Santos Andirá

 

Seguindo estas dicas, seu título será facilmente aprovado e irá engajar mais clientes!

 

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