Integrador de marketplace: o que é e como ele te ajuda?

Compartilhe esse post:


integrador de marketplace

Utilizar um integrador de marketplace pode acelerar o cadastro de produtos no marketplace

O integrador de marketplace é uma plataforma que facilita a integração e gestão de produtos e pedidos para quem vende neste canal.

Como o nome sugere, ele integra informações contidas em seu e-commerce e diferentes marketplaces por meio de um espelhamento destes dados. Com isso, o integrador reflete, de forma automatizada e massiva, o cadastro dos produtos de seu e-commerce ou ERP dentro dos marketplaces.

Além disso, o integrador de marketplaces irá centralizar pedidos recebidos nestes canais em seu e-commerce, facilitando a gestão.

Qual a vantagem do integrador para cadastrar meus produtos?

O integrador faz uma conexão entre todos os dados de produtos que você já tenha cadastrado em sua plataforma de e-commerce e/ou ERP. Após receber estas informações, ele pode transferi-las com facilidade para um ou mais marketplaces onde você está integrado.

Como se trata de uma ação automática e em massa, isso permite que os dados de produtos sejam cadastrados nos nossos sites com grande facilidade e alta velocidade.

Qual a vantagem do integrador para gerir meus produtos e pedidos?

As vendas podem crescer muito quando você começa a vender no marketplace, com isso, a emissão manual de notas fiscais (NF-e) e atualização de tracking pode demandar maior disponibilidade de tempo ou um profissional dedicado a esse trabalho.

O uso da integração pode agilizar esses processos, permitindo que você se concentre menos nas rotinas operacionais e tenha maior controle sobre a gestão e estratégias de seu negócio.

Como funciona o integrador?

A plataforma integradora centraliza as informações de pedidos que você recebeu em todos os marketplaces onde vende. Estes dados ficam concentrados no integrador e também podem ser replicados para sua plataforma ou ERP.

Dessa forma, seu ERP terá um histórico de todos os seus pedidos do e-commerce e dos marketplaces onde você está integrado.

Além disso, a integradora também centraliza informações de seu estoque, evitando que você tenha que distribuir parte do que possui em cada canal, sem ter certeza de quanto irá vender em cada um dos lugares.

Outra vantagem é que o integrador também fornece vários insights gerenciais, com relatórios de vendas e comparativos de desempenho entre canais. Será possível consultar informações como:

    • Ranking de pedidos e vendas em cada marketplace;
    • Produtos mais vendidos em cada canal marketplace;
  • Quais regiões mais fazem pedidos;

Além disso, será possível criar regras de preço, estoque, por atributos e SKU de forma simples. O integrador permite que as regras sejam criadas num modelo simples de lógica de programação, onde se configura uma situação e que ação tomar a partir dela – se isso (ocorrer), então (aplicar) aquilo.

Alguns exemplos são:

Se o estoque for menor ou igual a 5 itens, então parar as vendas

Se a categoria for Móveis, então aplicar 20% de desconto

O que considerar ao escolher seu integrador de marketplaces?

    • Parcerias de integrações – se você deseja vender no B2W Marketplace é importante que o integrador esteja homologado com nosso canal;
    • Boa escalabilidade – suas vendas podem crescer exponencialmente dependendo do caso, e isso significa que o integrador de marketplace deverá ter estrutura para suportar esse crescimento;
    • Suporte técnico – todos os processos de integração e gestão podem exigir algum auxílio profissional para que as etapas sejam cumpridas. Por isso, contar com um bom suporte fará muita diferença;
  • Confiança – procure por uma empresa de sua confiança, que tenha boa reputação no mercado e boas parcerias de integração com as principais plataformas e ERPs.

A SkyHub é a integradora nativa do nosso marketplace. Se você já é nosso parceiro, aproveite e solicite uma integração gratuita de sua loja com o B2W Marketplace. Acesse o Portal Parceiro > clique no menu Ajuda e siga o passo a passo desse link.

Leia também:

Cadastro de produtos: como funciona esse processo no marketplace?

Glossário essencial para entender a integração no marketplace

O que significa B2W? O universo além do B2W Marketplace

Compartilhe esse post: