Como tirar uma boa foto de seu produto?

tirar uma boa foto

Uma boa foto pode engajar mais clientes e favorecer a venda de seus produtos

A foto dá maior visibilidade para seu produto no B2W Marketplace. Por isso, é importante que ela mostre exatamente o item que o cliente irá comprar, além de ter alta qualidade de resolução e não ser/parecer ofensiva.

Se o fabricante já forneceu as imagens (sem copy right) do produto para você, será possível usá-las, caso obedeçam aos requisitos mínimos para aprovação de cadastro. Do contrário, será necessário tirar uma boa foto de seu produto por conta própria. Isso requer que, mesmo que a imagem seja produzida de forma caseira, ela seja de qualidade profissional.

Abaixo estão algumas dicas para quem deseja tirar uma boa foto dos produtos que vende:

 

Faça um mini-estúdio

Criar ou adquirir um mini-estúdio pode ser uma solução de baixo custo e, ao mesmo tempo, que garante aspecto profissional para as fotografias.

Boas câmeras e iluminação também ajudam na hora de conseguir fotos de boa qualidade, mas, em alguns casos, será possível obter resultados satisfatórios usando um simples celular.

 

Utilize fundo branco

O fundo branco é uma maneira de padronizar as fotos de seu produto e destacá-lo, sem que muitos elementos acabem entrando em conflito.

Por isso, lembre-se de usá-lo para tirar uma boa foto de seu produto. Caso o item vendido seja branco, procure trabalhar melhor as luzes do estúdio e usar sombras na hora da edição.

 

Tire uma foto ampla do produto

Você pode tirar uma foto que mostre algum detalhe do item, mas esta não pode ser a imagem principal. O destaque deverá mostrar o produto de forma completa, visto de frente.

Se desejar, tire também fotos em outros ângulos para complementar o cadastro do item e fornecer mais detalhes para os clientes.

 

Evite produções que possam soar ofensivas

Imagem ofensivas, vulgares ou que incitem o ódio são motivos de reprovação de cadastro. Por isso, tenha cuidado ao tirar fotos do produto que você vende.

Mostre os detalhes do item, claro, mas sempre mantendo o respeito e pensando em oferecer uma experiência positiva para seu cliente.

 

Mostre apenas o produto

A imagem precisa ter total relação com o título e descrição do produto que o cliente irá comprar. Por isso também, não são permitidas as vendas de itens sortidos, já que o cliente não saberá com exatidão como é o item que adquiriu.

Se você possui itens “sortidos”, precisará fazer um cadastro para cada item (cor/modelo/estampa) e tirar uma foto para ilustrar cada um.

 

Faça um tratamento/edição da foto

Quando terminar de tirar as fotos, lembre-se de editá-las, se necessário, utilizando softwares apropriados.

Depois de editar o arquivo, salve a imagem em formato .jpg e confira se tudo está correto. Isso evitará o cadastro de arquivos corrompidos no site, o que poderia gerar uma reprovação.

 

Não coloque marca d’água

Durante a edição da foto, atenha-se a tratar a imagem, para que ela tenha a maior qualidade possível.

Textos, marcas d’água e edições que alterem o produto retratado devem ser evitados, pois podem gerar reprovação.

 

Imagens vetorizadas e esquemáticas só como complemento

Sim, o B2W Marketplace aceita o uso de uma imagem vetorizada ou esquemática do produto, desde que essa imagem seja complementar – e jamais a principal – do cadastro.

Se você já tiver uma foto principal do produto, pode sim, durante o cadastro, enviar também uma imagem vetorizada (de boa qualidade) para ilustrar outros detalhes do item.

 

Se atente a estes pontos e certamente você conseguirá tirar uma boa foto de seu produto, que engaja o consumidor e auxilia nas vendas!

 

Leia também:

Cadastro de produtos: como funciona esse processo no marketplace?

O que há por dentro de uma plataforma de marketplace?

Plataforma, seller e cliente: como funciona um marketplace na prática