3ª edição do Seller Day reúne 1.500 parceiros do B2W Marketplace

por Americanas Marketplace

9 de abril de 2018

seller day - capa

Seller Day foi marcado por lançamentos e palestras para ajudar na gestão e operação dos sellers

O B2W Marketplace promoveu, na última terça-feira (03), a 3ª edição do Seller Day, evento focado nas necessidades e estratégias do seller do B2W Marketplace.

Com o tema “Changes of tomorrow: are you ready?” (Mudanças do amanhã: você está pronto?), o evento foi realizado no WTC Golden Hall, em São Paulo, reunindo 1.500 pessoas. Ao longo do dia, houveram palestras, lançamentos, cases, estandes, premiações, além de coffee-breaks, almoço e happy hour para incentivar o networking entre os parceiros.

Ao todo, o evento contou com 4 palcos simultâneos: tech, pós-venda, comercial e cases, onde os parceiros puderam entender, entre outros, como funciona a busca e otimização de produtos nos sites do B2W Marketplace, coletar insights para atendimento e logística, descobrir as tendências em ano de Copa de Mundo e as experiências de sucesso de alguns de nossos sellers.

Entre os palestrantes, marcaram presença Fabrício Bloisi, CEO da empresa de tecnologia Movile; Sérgio Valente, diretor de comunicação na Rede Globo e Victor Romano Brotto, Gerente de Insights para Varejo no Google Brasil.

Além deles, também estiverem no palco os sellers Marcelo Ranieri, CEO da Estrela 10; Edmilson Maleski, Gerente de E-commerce da Dufrio e Tiago Caczmareki, Gerente de Marketplace da Dell. Já a apresentação ficou por conta de Ciro Bottini, da TV Shoptime

Em 2017, o B2W Marketplace fechou o ano com quase 10 mil sellers parceiros e crescimento de aproximadamente 2 mil por trimestre. Já em 2018, o B2W Marketplace espera alcançar a marca de 20 mil varejistas parceiros.

Confira a seguir como foi a programação e principais destaques da 3ª edição do Seller Day.

Destaques do “Seller Day: changes of tomorrow”

Palco Principal

No palco principal, a palestra de abertura ficou por conta de Fabrício Bloisi, CEO da Movile. Ele contou a história da empresa e destacou a necessidade do empreendedor perseguir os próprios sonhos, mesmo com as dificuldades que encontra pelo caminho.

A palestra de encerramento foi ministrada por Sérgio Valente, diretor de comunicação na Rede Globo. Ele chamou a atenção dos sellers para a necessidade de abandonar a percepção de consumidores e encará-los como pessoas. Além disso, com o maior acesso aos bens de consumo, poucos ainda compram por necessidade, mas sim para realizar sonhos, vivenciar emoções e compartilhar momentos e experiências.

No mesmo palco, também foram anunciados alguns lançamentos no B2W Marketplace, entre eles:

  • Gratuidade no B2W Fulfillment, até o final deste ano, para os sellers de São Paulo. Para isso, a B2W irá disponibilizar seu Fulfillment Center, em Itapevi, com uma área de armazenagem de 105 mil m², capacidade para mais de 100 mil pedidos/dia, produtos de até 30kg e prazo de expedição de 1 dia útil;
  • Gratuidade no B2W Prime, até o final deste ano, para os seller do B2W Marketplace. O parceiro só precisa aderir ao B2W Entrega ou B2W Fulfillment e manter excelência no atendimento ao cliente e baixa taxa de reclamação.

Palco Cases

Neste palco, alguns sellers contaram suas estratégias de sucesso que os conduziram a um crescimento significativo de vendas no B2W Marketplace:

  • Marcelo Dantas, CEO da Estrela 10,  contou que as vendas do B2W Marketplace representam 43% de seu faturamento, superando resultados do e-commerce e todos os demais canais. Parte disso foi resultado de um direcionamento pela B2W de como melhorar sua operação, que hoje conta com o suporte da Direct, B2W Fulfillment, [B]seller, Sieve, B2WADS, Admatic e ST Importações;
  • Edmilson Maleski, Gerente de E-commerce da Dufrio, explicou como melhorou a estrutura de sua operação e, com isso, começou a diversificar o portfólio, que era focado apenas em climatização. A aposta na venda de portáteis deu tão certo que em janeiro de 2018 a empresa conquistou o Top1 nas vendas da categoria;
  • Tiago Caczmareki, Gerente de Marketplace da Dell, revelou como foi a estratégia híbrida da empresa entre as vendas do 1P (venda direta) e 3P (marketplace). Segundo ele, a venda neste canal foi motivada por fatores como a possibilidade de adquirir novos clientes e oferecer maior poder de decisão para as pessoas comprarem onde quiserem, oferecendo a melhor experiência online.

Palco Tech

O palco com foco em tecnologia trouxe palestras dos Diretores Executivos, Vasco Crivelli Visconti, que falou como funciona a otimização de marketing do B2W Marketplace e Alexandre Teixeira Mafra, que explicou o funcionamento do sistema de busca dentro dos sites do B2W Marketplace.

Por fim, a palestra do Gerente de Data Science, Tiago Andrade, explicou como algumas ações de SEO (otimização para motores de busca) podem ajudar a aumentar a relevância e vendas do produto.

Palco Pós-venda

O palco de pós-venda contou com palestras do Gerente Geral de Delivery, Marcio Chaer, que apresentou novidades no B2W Entrega e B2W Fulfillment, além da Gerente Geral de atendimento e pós-venda, Andreia Turci, que passou as melhores práticas de atendimento para o seller do B2W Marketplace.

Palco Comercial

No palco comercial, o Gerente Geral de Marketing Leonardo Rocha explicou como as marcas do ecossistema B2W podem ajudar a potencializar vendas. Caio Paulino, Head of Analytics, passou dicas para aumentar a conversão. Além disso, Victor Brotto, Gerente do Google de Insights para Varejo, apresentou um estudo com histórico de buscas da última Copa e tendências de categorias que ganham força nesse período, como eletrônicos e eletroportáteis, alimentos e bebidas, roupas e artigos esportivos e beleza.

Durante o evento também foi anunciada a data do próximo Seller Day: será no dia 22 de agosto deste ano, com foco nas vendas em período de Black Friday. A expectativa é de reunir 3 mil sellers.

Leia também:

Cadastro no B2W Marketplace: o passo a passo para se tornar um parceiro

Logística no B2W Marketplace: o que você precisa saber

O que é a Universidade B2W Marketplace?

Americanas Marketplace

Somos a plataforma para você vender seus produtos nas principais lojas virtuais do país: Americanas, Submarino, Shoptime e Americanas Empresas. Aqui seu negócio vai mais longe!

veja ainda:

poder de compra do brasileiro - destaque

Qual o poder de compra do brasileiro?

Conheça o poder de compra do brasileiro, seus hábitos, comportamentos de consumo e veja como esses dados podem ser relevantes […]

Entenda como funciona o repasse semanal da Americanas

Os parceiros da Americanas Marketplace podem optar pelo repasse semanal ou quinzenal para receber por suas vendas feitas na plataforma.  […]

vtex day - destaque

Americanas Marketplace patrocina VTEX DAY 2022

VTEX DAY é o maior evento de inovação digital da América Latina e contou com atrações especiais em 2022 O […]