Plataforma, seller e cliente: como funciona um marketplace na prática

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como funciona um marketplace

Entenda como funciona um marketplace no ponto vista do seller, do cliente e plataforma

O marketplace é um canal de vendas que facilita muito a negociação entre lojistas e clientes, oferecendo uma estrutura completa sem a necessidade de um investimento inicial. Esse modelo de negócios possui três partes envolvidas, cada uma delas muito importante dentro do processo: o seller, os clientes e a plataforma.

A relação entre os três é que favorece a criação de um círculo virtuoso do negócio, onde a força da plataforma atrai mais lojistas para venderem conosco e a grande quantidade de itens faz com que novos clientes acessem e comprem nos sites. É um modelo onde todos se favorecem e o lojista investe controladamente, pagando comissão apenas para as vendas que realmente se efetivarem dentro do canal.

Abaixo estão todas as funções que as três partes – plataforma, seller e clientes – desempenham nas vendas do marketplace:

 

Marketplace

Estrutura: o canal de vendas disponibilizado aos clientes.

É a plataforma de vendas, o que inclui a tecnologia disponibilizada, como também um suporte para que o lojista consiga cadastrar e vender seus produtos com facilidade. Além disso, oferece dicas para ele obter crescimento com as vendas no canal e tratar ocorrências e problemas comuns durante as vendas, como atrasos e indisponibilidade na entrega.

O B2W Marketplace, por exemplo, oferece uma estrutura de gestão, o Portal Parceiro, onde, além de executar ações administrativas, é possível obter suporte técnico e abrir chamados. Além disso, existe um auxílio da Universidade B2W Marketplace em todas as etapas, com treinamentos, FAQ, vídeos e textos que orientam o parceiro a alcançar os melhores resultados ao utilizar todo o ecossistema do B2W Marketplace.

O canal também oferece auxílio logístico por meio do B2W Entrega e B2W Fulfillment. Fora isso, há ainda a estrutura da B2W, a maior rede de e-commerce da América Latina, com soluções adicionais em ERP, integração e precificação para os parceiros.

 

Seller

Gestor: é quem administra a operação, gerindo produtos, recebendo e enviando os pedidos.

Seller é a maneira como são chamados todos os parceiros que vendem seus produtos dentro do marketplace. Sejam indústrias, distribuidores ou varejistas, todos eles irão desempenhar algumas funções comuns administrando o cadastro de produtos, conferindo pedidos, enviando produtos, atualizando status e respondendo dúvidas de clientes.

Ele deve zelar pela qualidade da operação, mas também irá definir valores dos produtos dentro de sua estratégia de vendas, aplicar promoções quando achar relevante e gerenciar o posicionamento de seus produtos dentro no marketplace. Além disso, deve acompanhar regularmente o Portal Parceiro para consultar status de pedidos e atualizar as informações.

 

Cliente

Consumidor: é impactado pelos produtos e faz os pedidos.

O cliente será impactado por diferentes produtos, às vezes, cada um deles será vendido por um seller diferente. A estrutura do marketplace irá garantir que ele consiga comprar todos estes itens que desejar e pagar em uma única conta (um só carrinho de compras em um mesmo pedido). Já os sellers podem atrair mais clientes com produtos exclusivos, relevantes e com ofertas convidativas.

O cliente não tem acesso ao Portal Parceiro, mas somente aos sites Americanas.com, Submarino e Shoptime. No entanto, ele recebe as notificações da compra no seu histórico de pedidos (área logada dentro do site) e por e-mail.

 

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