Cadastro de produtos: como funciona esse processo no marketplace?

Compartilhe esse post:

cadastro de produtos

Veja como funciona o cadastro de produtos que você vende com o B2W Marketplace

Cadastro de produtos no marketplace é como é conhecido o processo de cadastrar os itens que você vende dentro do B2W Marketplace e outros canais para que eles sejam expostos nos sites e requisitados pelos clientes.

Apenas um produto que tenha sido devidamente cadastrado e aprovado será exibido nos sites Americanas.com, Submarino e Shoptime. Para isso, é preciso iniciar o processo de integração dos itens de seu sortimento, o que pode ser feito de diferentes maneiras, algumas mais práticas e automatizadas como ocorre no uso de um integrador de marketplace, mas também é possível cadastrar itens de forma manual (individual ou massiva), conforme explicaremos a seguir.

 

Modelos de cadastro de produtos com o marketplace

 

1) Cadastro por integração massiva

É possível fazer o cadastro massivo e automatizado de todo seu sortimento de produtos por meio de um ERP, plataforma de e-commerce ou integradora de marketplace como a SkyHub, por exemplo. Para isso, é preciso que seu sistema seja homologado com o B2W Marketplace.  

Neste sistema, a comunicação ocorre entre a API da integradora e do B2W Marketplace e todo o cadastro é feito no seu sistema que, ao ser integrado conosco, enviará as informações para a B2W.

Esse processo facilita bastante o cadastro e gerenciamento de produtos e pedidos. Para quem possui um grande sortimento ou precisa gerenciar muitas vendas, o uso da integradora de marketplace é altamente recomendado porque oferece ao seller maior visibilidade, agilidade e capacidade de gestão, garantindo maior eficiência operacional.

 

2) Cadastro manual massivo

Neste modelo, é possível cadastrar seus produtos manualmente, porém de forma massiva. Esse cadastro é feito via planilha disponibilizada pelo B2W Marketplace.

É preciso preencher os dados solicitados de todos os produtos e, em seguida, fazer um upload da planilha para nosso sistema.

Para iniciar esse cadastro é preciso estar logado dentro do Portal Parceiro > Produto > Ações em massa (Upload). Depois, é preciso selecionar a categoria desejada e baixar a planilha modelo. Após o preenchimento de todos os dados, é preciso fazer o upload do arquivo pelo próprio Portal Parceiro e clicar em “cadastrar produtos”.

Baixe o manual de cadastro manual massivo de produto

 

3) Cadastro manual unitário

Há ainda a possibilidade de cadastrar seus produtos individualmente de forma manual. Ou seja, você deverá preencher um formulário de cadastro dentro do nosso Portal Parceiro e especificar todas as informações de cada um dos itens que vende, como nome, imagem, descrição e categoria.

Para iniciar esse cadastro é preciso estar logado dentro do Portal Parceiro > Produto > Cadastro de Produtos. Depois, será preciso digitar alguma informação como nome, código B2W, ISBN ou EAN do produto na caixa de busca. O nosso sistema irá mostrar todos os itens já cadastrados que se assemelham a sua busca.

Se o item já estiver cadastrado no sistema é preciso se inscrever para vender o produto clicando no botão “Vender esse produto”. Caso não esteja cadastrado, será preciso clicar para cadastrar um item exclusivo. É preciso selecionar a categoria do item, colocar a descrição, dados, cálculo de frete, variações do produto e ficha técnica. Depois clique em cadastrar.

Baixe o manual de cadastro manual unitário de produto

Durante o cadastro de produtos, fique atento aos requisitos do B2W Marketplace para que a composição de títulos, descrições e uso de imagens atendam aos nossos parâmetros técnicos e de qualidade para aprovação. Do contrário, será preciso ajustar as informações cadastradas e fazer uma nova tentativa de cadastro.

 

Leia também:

Como cadastrar meus produtos e vender na Americanas.com

Glossário essencial para entender a integração no marketplace

Quantos itens posso cadastrar no B2W Marketplace?

Compartilhe esse post: