O que é Americanas Entrega e como ele te faz vender mais?

por Americanas Marketplace

7 de abril de 2022

Solução de logística para parceiros que vendem na Americanas, o Americanas Entrega oferece muitos benefícios na hora de levar os produtos até os clientes

O Americanas Entrega, é a solução de logística que o marketplace da Americanas oferece aos parceiros para facilitar a entrega dos produtos vendidos por eles nas maiores marcas da internet – a Americanas, o Submarino e o Shoptime.

Com ele, o lojista envia seus pedidos para todo o Brasil de um jeito fácil, rápido e seguro. O serviço é gratuito, e só é necessário aceitar o contrato de adesão para utilizá-lo.

O parceiro passa a contar com benefícios exclusivos, além de muito mais controle, rapidez e facilidade no processo de entrega para clientes de todo o país, o que contribui para o aumento das vendas.

É que o valor do frete e prazo de entrega são fatores que influenciam (e muito!) a tomada de decisão do consumidor que compra online. Se o cliente tem pressa no recebimento e a estimativa não atender a urgência, ou os valores de entrega forem muito altos, encarecendo o valor total da compra, ele pode desistir e procurar o produto em outro lugar. O parceiro que vende na Americanas e otimiza custos e prazos, atendendo às expectativas do público e multiplicando as chances de fidelizá-lo, além de aproveitar a entrega e a credibilidade da marca por trás das grandes marcas em seu negócio.

A seguir explicamos mais detalhes sobre como funciona e as vantagens dessa solução.

Como funciona o Americanas Entrega?

Ao aderir ao Americanas Entrega, o parceiro da Americanas usa a negociação que a plataforma já possui com dois grandes transportadores conveniados, os Correios e a Direct.

O lojista recebe as etiquetas de postagem e só precisa colá-las nas embalagens dos pedidos e enviá-las a um posto de coleta, agência dos Correios ou solicitar que a transportadora Direct as retire em sua operação. O valor do frete é cobrado do cliente final conforme as políticas e negociações da Americanas, e, a partir daí, a entrega fica por nossa conta.

Quais produtos podem ser entregues com Americanas Entrega Correios?

Para contar com o Americanas Entrega Correios, seus itens precisam ter os seguintes atributos:

  • Preço até R$10.000,00
  • Dimensões até 90 cm na largura (L), altura (A) ou comprimento (C), e a soma de L + A + C não pode ultrapassar 200 cm;
  • Peso cubado inferior a 30 kg.
americanas entrega - interna

E via Americanas Entrega Direct?

Já na modalidade Americanas Entrega Direct, além de produtos com as medidas, pesos e valores trabalhados pelo Americanas Entrega Correios, também é possível enviar itens considerados pesados, de até 1000kg e, em alguns casos, sem restrição de altura, largura, comprimento ou preço.

Produtos fora desses parâmetros precisam ser enviados por conta própria, e, para isso, será necessário contratar uma transportadora à parte. A tabela de frete, com preços e prazos de frete fornecidos por seus transportadores, deve ser cadastrada no Portal Parceiro para que o cliente possa simular os valores da entrega e fazer os pedidos.

Do pedido à entrega: como é o fluxo?

O lojista cadastra seus produtos no Portal Parceiro e eles logo aparecem na Americanas, no Submarino e no Shoptime, sendo vistos por mais de 51 milhões de clientes ativos. A cada compra, ele é notificado e só precisa imprimir a etiqueta de postagem, embalar o produto e afixar cada etiqueta na embalagem.

Depois, o parceiro deverá postar a encomenda em uma agência conveniada se utilizar o Correios como transportador, ou aguardar o carro de coleta se utilizar a Direct. O transportador conveniado envia o rastreamento automaticamente para o marketplace da Americanas e faz a entrega ao cliente. Até que o pedido seja entregue, o consumidor pode acompanhar o tracking do pedido no site em que tiver comprado e, o lojista, pelo Portal Parceiro.

fluxo de entrega

Por que vale a pena?

O parceiro que adere ao Americanas Entrega conta com muitos benefícios.

  • Seus produtos aparecem com o selo “Entregue por nossas marcas” em nossos sites, ganhando ainda mais credibilidade e conquistando a confiança do público.
  • Sem custos ou aumento na taxa de comissão – a adesão ao Americanas Entrega é gratuita.
  • Você expande sua área de cobertura e alcança clientes de todo o Brasil.
  • Menos contatos e reclamações, mas, caso isso aconteça por atraso na entrega, o SAC da Americanas
  • cuidará da situação.
  • Em caso de logística reversa, o frete de retorno do produto é pago pela Americanas.
  • Toda a relação com os parceiros de transporte está sob responsabilidade da Americanas.
  • Rastreabilidade e informações ao cliente no padrão das maiores marcas da internet – o cliente final é notificado sobre a mercadoria que comprou com o parceiro da mesma maneira que ocorre para quem compra itens vendidos pela Americanas, pelo Submarino e pelo Shoptime.
  • Integração com qualquer plataforma via API.
  • Você se torna elegível a oferecer frete grátis, o que também aumenta suas vendas.
  • Garantia de 100% de ressarcimento em casos de perda e avaria, o que inclui extravios e roubos, durante a entrega.
  • O cliente pode comprar seu produto nos nossos sites e optar por receber o item em uma loja física da Americanas ou da nossa rede de parceiros, potencializando suas oportunidades de vender.
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9 vantagens para quem utiliza o Americanas Entrega

Abaixo separamos 9 vantagens que mostram porque vale a pena aderir à Americanas Entrega e contar com esse serviço para transportar seus produtos:

1 – Otimização da postagem

Todo o processo de postagem do pedido é otimizado com a Americanas Entrega, sendo que haverá nosso auxílio com os processos. O seller só precisa embalar o pedido, emitir a etiqueta, afixar o produto e entregá-lo em um dos postos de coleta conveniados.

2 – Mais tempo para o parceiro

Nossos parceiros que utilizam Americanas Entrega precisam dedicar menos tempo com a operação de BackOffice, já que o serviço otimiza muitas destas funções. Com isso, eles podem focar mais na gestão do negócio e em suas estratégias de vendas.

3 – Etiqueta padrão no Portal Parceiro

A Americanas Entrega disponibiliza ao parceiro uma etiqueta padrão, com pré lista de postagem (PLP), que pode ser gerada e impressa através do Portal Parceiro. A vantagem da etiqueta padrão é que o processo de separação nos CDs é mais rápido, evitando a checagem manual. Isso faz com que o pedido seja expedido mais rapidamente. Além disso, o seller também pode integrar a etiqueta com seu ERP, através da API Americanas Entrega.

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4 – Rastreamento do pedido

A Americanas Entrega fica responsável por inserir e notificar o código de rastreamento automático do pedido para o cliente. O consumidor será informado sobre a mercadoria que comprou com o parceiro, da mesma forma que ocorre para quem compra itens vendidos pela americanas s.a..

5 – Tratativas de ocorrências e relacionamento

Na Americanas Entrega as tratativas de ocorrências e relacionamento com o transportador estão sob total responsabilidade da americanas s.a..

6 – Sem custo adicional ao parceiro

O parceiro pode aderir à Americanas Entrega sem tirar nenhum custo adicional e nem incremento no comissionamento atual. A adesão é sem custo!

7 – Ressarcimento em casos de roubos e extravios

Garantia de 100% de ressarcimento em casos de perdas de mercadorias por roubo ou extravio durante o transporte.

8 – Reversa por conta da americanas s.a.

Em caso de necessidade de reversa, o frete de retorno do produto será pago pela americanas s.a.

9 – Processo automatizado

Nosso sistema de entrega faz a automação do processo de BackOffice de forma integrada com o ERP do parceiro via API.

7 principais pontos de atenção na Americanas Entrega

Veja quais os principais pontos de atenção na Americanas Entrega que você deverá observar:

1) Padrão da etiqueta emitida

A Americanas possui um padrão de etiqueta de postagem que deverá ser afixada aos pedidos embalados.

Caso você utilize a Americanas Entrega, lembre-se de emitir as etiquetas pelo Portal Parceiro, agrupando-as na PLP (pré-lista de postagem) – um controle formado por um formulário + as etiquetas de postagem. Depois, basta imprimi-las e usá-las em seus pedidos. Nunca utilize a etiqueta de sua transportadora para itens que serão entregues por nosso sistema logístico.

2) Envio de mercadorias

Todas as mercadorias dentro dos padrões aceitos por nosso sistema de frete deverão ser entregues via Americanas Entrega. Estes itens jamais devem ser postados e entregues via sua própria transportadora, já que eles deixarão de contar com as vantagens do serviço, como a reversa sem custos, tratativas de ocorrências e ressarcimento em casos de roubo e extravio.

O uso de uma transportadora contratada à parte deverá se restringir à entrega de mercadorias que estejam fora do padrão aceito pelo nosso serviço.

3) Atualização do ciclo do pedido

É muito importante que você lembre-se de atualizar cada etapa do ciclo do pedido. Esse processo mostra o que você já está fazendo para garantir que o pedido seja entregue para seu cliente e, por isso, dá maior transparência e confiabilidade ao processo de compra e venda.

A atualização deve ser feita via Portal Parceiro ou integradora e você deverá atualizar os seguintes status: pedido baixado e faturado. No nosso sistema, as etapas de expedição e entrega são feitas de forma automática caso você faça todos os processos de emissão de etiqueta e postagem recomendados.

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4) Prazos da etiqueta

O prazo de validade de sua etiqueta de postagem é de 7 dias e ele serve para direcionar o tempo que você tem disponível para uso da mesma em seus pedidos antes da data de expiração. Caso isso aconteça, será preciso gerar uma nova etiqueta.

No entanto, o prazo da etiqueta não se sobrepõe ao prazo de expedição que você passou para seu cliente e está cadastrado no Portal Parceiro. A expedição é o seu SLA com a Americanas e com os seus clientes. Este é o tempo exato que você possui para realizar a postagem do pedido ao consumidor final.

5) Postagem de produtos na reversa

A Americanas Entrega não realiza a coleta dos itens na residência do cliente em casos de logística reversa, ou seja, quando o consumidor precisa devolver o produto à sua loja. O cliente deverá levar o produto a algum de nossos pontos de coleta ou, se necessário, o parceiro precisará contratar uma solução, por seus próprios meios, para retirada do produto.

Para fazer a reversa via nosso serviço é preciso que o cliente faça a postagem dos produtos em uma agência dos Correios.

6) SAC no Portal Parceiro

Os chamados abertos no nosso SAC são respondidos pela Americanas. Para que o parceiro acompanhe o atendimento e tenha um histórico da conversa, se necessário, ele receberá um relatório desses chamados. Mas, toda a interação está sob responsabilidade do nosso serviço.

O parceiro apenas será acionado em situações em que o atendimento estiver sob sua responsabilidade.

7) Indicadores de performance

Seus indicadores no Portal Parceiro sinalizam a qualidade de sua operação e pontos de melhoria. Elas são um termômetro que sinaliza se tudo vai bem e, se não, o que está se tornando um problema em seu negócio.

Por isso, é muito importante acompanhar estes indicadores para conhecer e melhorar a qualidade de sua performance. Será preciso manter níveis elevados de qualidade para aumentar a avaliação do consumidor e diminuir as taxas de reclamação.

Ainda não utiliza o serviço?  Então solicite já sua adesão gratuita à Americanas Entrega para acelerar suas vendas e envios no marketplace! E se ainda não vende na Americanas, aproveite para se cadastrar como parceiro e conte com nosso auxílio na hora de entregar seus pedidos!

Leia também:

O que é e como utilizar a transportadora Direct?

Multicanais: como manter uma estratégia de vendas integrada?

Reclame Aqui: o que é e como zelar pela sua reputação no site?

Americanas Marketplace

Somos a plataforma para você vender seus produtos nas principais lojas virtuais do país: Americanas, Submarino, Shoptime e Americanas Empresas. Aqui seu negócio vai mais longe!

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