Como fazer um planejamento logístico no marketplace?

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planejamento logístico

Entenda quais fatores são mais importantes para manter um bom planejamento logístico vendendo no marketplace

Para criar um bom planejamento logístico no marketplace é preciso analisar todos os aspectos da sua operação. Comece vendo quais são os produtos que você vende e peculiaridades de cada um, como dimensões, peso, tempo de fabricação (se necessário), prazos para a entrega do item e etc.

Você, sem dúvida, precisará planejar bem seu estoque, com aquisições alinhadas às demandas que recebe. Mas além disso, é necessário zelar por cada processo envolvido na entrega do produto para o cliente, prezando por qualidade e eficiência. É isso, afinal, que irá conquistar o cliente e incentivá-lo a continuar a comprar com você.

Abaixo estão os principais fatores que você deverá planejar em sua logística para atender bem o consumidor no marketplace:

 

Dimensões e peso do produto

Ao cadastrar seus produtos no marketplace, tenha muita atenção quanto às informações fornecidas sobre as dimensões (m) e peso (kg) de cada item.

Cálculos errados de frete podem fazer os lojistas perderem vendas, já que o valor da entrega é essencial para o cliente adquirir ou não o produto.

 

Prazo de expedição e entrega

É importante trabalhar com os prazos mais realistas possíveis. Isso significa que você deverá trabalhar com um período em que realmente consiga expedir e entregar o produto.

Prazos inferiores à sua capacidade logística criam mal-estar com atrasos e podem comprometer sua reputação. Por outro lado, prazos muito longos sem necessidade podem fazer você perder vendas quando o cliente estiver impaciente para esperar pelo recebimento do produto.

 

Transportadora do marketplace

Alguns canais, como o B2W Marketplace com  o B2W Entrega, oferecem soluções de transporte para facilitar a gestão da operação pelo seller.

Com isso, é possível utilizar negociações que os marketplaces já possuem com as transportadoras para a entrega de seus produtos. Apenas verifique se todos os seus produtos são enquadrados dentro do modelo de negociação. Se alguns deles não forem, você poderá segmentar parte da entrega por esse formato e utilizar uma transportadora própria para outros produtos.

 

Nota Fiscal no produto

Lembre-se de emitir a nota fiscal e anexá-la à embalagem do produto. A nota pela compra é uma exigência legal e faz parte de um bom planejamento de sua operação. O não envio da nota pode acarretar em uma notificação e desligamento do parceiro.

 

Integradora de marketplace

Integradoras de marketplaces são softwares focados em melhorar a gestão dos marketplaces. Elas podem facilitar o cadastro dos produtos no sites, oferecem maior facilidade para controle de estoque e pedidos, agilizam a emissão de nota fiscal e atualização de tracking, além de centralizar dados de várias frentes, facilitando uma gestão multicanal. Por isso, essa solução pode fazer muita diferença em seu dia a dia.

Estes fatores vão ajudá-lo a manter a operação em ordem e os clientes satisfeitos com o seu pós-venda!

 

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