O que é o buy box nos marketplaces e como posicionar minha oferta?

Compartilhe esse post:

buy box

É possível encontrar o buy box nas páginas de produtos do B2W Marketplace

Buy box ou caixa de compra é o espaço de destaque de uma oferta no marketplace, ou seja, aquela para onde o botão “comprar” irá direcionar.

Para ficar mais claro, é preciso entender que no modelo de vendas do marketplace os lojistas que vendem ali, chamados sellers, muitas vezes estão vendendo um item idêntico ao ofertado por outras lojas. Com isso, é feito um agrupamento das ofertas, de forma que ao clicar no item, o cliente poderá encontrar todas as lojas que vendem o produto.

No exemplo abaixo, podemos notar que o produto é ofertado por diferentes lojas na opção “Escolha uma loja e compre”.

buy box

A primeira oferta, que já vem selecionada e acompanha o botão “comprar”, é o que chamamos de buy box. Esta é uma posição  de destaque muito desejada por sellers, pois se trata de uma oferta atraente para o cliente e com alto poder de conversão.

Como o B2W Marketplace elege a oferta que vai para o buy box?

O buy box é definido com base em alguns critérios que analisam qual é a melhor oferta para o cliente final. Para isso, alguns fatores são levados em conta:

Preço da mercadoria

O preço é um fator muito importante para a decisão do cliente, por isso, valorizamos as ofertas mais atraentes para os clientes.

No entanto, veja que na imagem acima outros lojistas possuem preços mais atrativos e uma oferta mais cara ganhou o buy box. Por que? Porque todos os critérios possuem um peso para a definição do buy box e certamente, na conta geral, a loja escolhida é a que obteve o melhor somatório de todos os fatores.

Valor do frete

O valor do frete ajuda a encarecer ou baratear uma oferta em comparação com a de um concorrente e, por sua vez, os clientes tendem a relevar esse fator ao olhar o combo “preço + frete” antes de fecharem negócio.

Por essa razão, também analisamos as ofertas de valor do frete para a definição do buy box, preferindo ofertas mais baratas. Mas, da mesma forma que o preço, o frete é um dos critérios que gera um peso para a definição do buy box, mas não é o único fator.

Prazo de entrega 

Os clientes podem ter alguma urgência em receber o produto e, mesmo que não tenham, costumam ficar mais satisfeitos quando os itens são entregues pouco tempo após a compra.

Por esse motivo, o buy box leva em conta o tempo de entrega do produto até o cliente. Quanto mais rápido, melhor. Mas veja que também é possível ganhar esse destaque mesmo com um tempo de entrega superior aos concorrentes se você se destacar deles em todos os outros fatores.

Avaliação do lojista 

Consideremos esse fator muito importante para garantir uma boa experiência de compra aos clientes. Lojistas com boa reputação tendem a atender melhor seus clientes, gerando satisfação e fidelização.

Essa avaliação é feita pelos clientes sempre após a compra de seus produtos. Para obter boas notas, procure zelar por sua operação logística, entrega e atendimento.

Valor da parcela

Para alguns clientes, parcelas da compra com valores muito elevados podem impactar o orçamento.

Por esse motivo, se você puder diluir o valor da parcela em mais prestações, isso poderá atrair mais clientes, além de te ajudar no buy box.

Quantidade de estoque 

A posição do buy box funciona como um anúncio otimizado de sua oferta. Por isso, é estratégico que você tenha alguns itens em estoque já que o cliente estará propenso a comprar.

O B2W Marketplace irá avaliar sua disponibilidade de estoque antes de definir se a sua oferta é a mais qualificada para o destaque.

Quanto mais você conseguir se destacar em todos os fatores, maiores as chances de que sua oferta seja eleita para o nosso buy box!

Leia também:

O que é seller e quais as responsabilidades dele no marketplace?

O que é marketplace e como ele facilita a venda de seus produtos?

O que é e como vender seus produtos no B2W Marketplace?

Compartilhe esse post: