O que é Sintegra e por que ele é fundamental para emitir NF-e?

Compartilhe esse post:

sintegra

Varejistas cadastrados no Sintegra podem emitir nota fiscal, um documento essencial para vender no B2W Marketplace

O Sintegra (Sistema Integrado de Informações Sobre Operações Interestaduais com Mercadorias e Serviços) é um sistema central que concentra informações do contribuinte e as comunica para os fiscos estaduais, ou seja a SEFAZ (Secretaria da Fazenda), e a Receita Federal. É a partir deste registro que as empresas podem emitir notas fiscais para seus clientes.

O Sintegra faz um controle informatizado das operações de entradas e saídas interestaduais que são realizadas por contribuintes de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços).

Para vender no marketplace é obrigatório que o parceiro emita nota fiscal na venda dos produtos para o cliente, por isso, o Sintegra é tão importante. Esta é uma garantia legal, que regulariza a operação, faz com que seja mais transparente e protege o processo de compra e venda.

 

Por que é preciso ter cadastro no Sintegra para vender no marketplace?

Para que você possa emitir notas fiscais para seus clientes.

Este é um requisito básico para todos os varejistas que desejam vender no B2W Marketplace porque regulariza o negócio junto às entidades governamentais.

No caso de MEIs, eles são dispensados do Sintegra, contanto que emitam notas fiscais avulsas (NFA) no site da Receita Federal.

 

Por que o Sintegra reprovou meu cadastro?

Porque, provavelmente, o sistema não encontrou seu cadastro no banco de dados. Isso significa que sua empresa precisa iniciar o cadastramento no Sintegra para conseguir emitir notas fiscais.

 

Como fazer meu cadastro?

Você precisa realizar uma solicitação junto à Secretaria da Fazenda de seu estado e seguir os próximos passos. O site do Governo Federal agrupa alguns links para as Secretarias da Fazenda de cada estado. Você pode acessá-lo aqui e iniciar contato na região onde sua empresa está registrada.

O que fazer após meu cadastro no Sintegra?

Você pode se cadastrar no B2W Marketplace. Agora que você já emite notas fiscais, está pronto para vender nos principais sites do país. Apenas confira se sua loja já atende todos os pré-requisitos de parceria e venha vender com a gente!

Leia também:

Capital social: o que é esse requisito de cadastro do B2W Marketplace?

O que é CNAE e como incluí-la em seu CNPJ

CND: como descobrir débitos no CNPJ?

Compartilhe esse post: