O que esperar de um bom ERP?

por BSeller

20 de janeiro de 2021
erp

Saiba como um ERP completo pode ajudar a organizar sua operação e dar escala para seu negócio

A sigla ERP vem do inglês “Enterprise Resource Planning”, ou como é chamada no Brasil, “Sistema Integrado de Gestão”. O ERP é uma ferramenta muito importante para as empresas, uma vez que é ele que faz com que os processos de um negócio sigam seu fluxo e que cada um ocorra dentro do tempo esperado.

O ERP é um conjunto de softwares integrados e que conectam as frentes de uma empresa, como logística, estoque, emissão de nota fiscal ou SAC. Assim, elas trabalham juntas, otimizando tempo, mão de obra e recursos. 

Outra vantagem de utilizar este tipo de sistema é que, com ele, as informações ficam sempre concentradas em um único lugar, evitando desencontros de dados, duplo controle etc. E com isso, os gestores têm sempre à mão e em tempo real a visão do todo de um negócio, além de relatórios constantes sobre a performance da empresa (seja setorizado, ou não).

Como ter um bom ERP evita dores de cabeça

Um bom ERP vai te oferecer tudo o que foi citado no tópico acima e de maneira ágil, rápida e assertiva. Inclusive, assertividade, aqui, é um conceito importante. Porque um bom ERP também precisa ser assertivo na sua operação, oferecendo percepções certeiras e dados relevantes e condizentes com a realidade.

Outro ponto importante e diretamente ligado à assertividade desta ferramenta é que ela deve acompanhar a sazonalidade da sua operação, atendendo tanto no dia a dia, quanto nos períodos de altas demandas, como a Black Friday.

À medida que o seu negócio cresce, ser assertivo se torna cada vez mais necessário. E isso só é possível com uma ferramenta robusta, que acompanha sua operação, os períodos de picos de venda e o crescimento do negócio. 

Veja a seguir, como um bom ERP pode evitar dores de cabeça no dia a dia da sua operação:

Ruptura de estoque

Vender um produto que você não tem para entregar? Isso não vai ser mais um problema! Com um sistema de gestão você consegue fazer o monitoramento em tempo real do seu estoque, repondo o que for preciso de acordo com a sua necessidade. Isso evita perdas e estoque parado por mais tempo do que esperado. 

Logística

Garante um processo assertivo de separação, conferência e expedição de seus produtos. Ao cumprir estes prazos, você tem mais chances de oferecer uma experiência de compra satisfatória, afinal, quem compra na internet busca rapidez e agilidade no processo de compra e entrega.

Emissão de nota fiscal

Quantas transações seu ERP suporta? Quanto tempo ele leva para emitir as notas fiscais? Quantas notas por minuto ele emite? Todas essas respostas são importantes para entender o quanto a sua empresa pode crescer e se ela aguenta períodos de alta demanda, como a Black Friday. Um bom sistema de gestão suporta um grande volume de transações e emite notas fiscais de forma rápida.

erp - interna

Satisfação do cliente

Um bom ERP, que te garante todas as questões apontadas neste texto, influencia, sim, na satisfação do seu cliente. Uma loja que não vende sem ter produtos em estoque e cujo processo é ágil e cumpre os prazos que promete transmite segurança para o cliente e faz com que ele volte, para repetir a boa experiência. 

Logística reversa

Concentrar as informações em um só sistema ajuda a entender e controlar melhor tudo o que acontece em uma loja. Se um cliente desejar a devolução ou troca de um produto, a sua logística reversa está preparada para esta operação? Um bom ERP também trabalha esta questão tão comum no on-line, agilizando o processo, mantendo o cliente informado e entendendo o impacto que essa reversa causa no negócio.

Como encontrar o ERP ideal para a expansão do seu negócio?

Existem diversas opções de ERP no mercado que podem te atender em cada etapa do negócio. Se o seu foco é crescimento, vale redobrar a atenção na escolha do melhor sistema para suas necessidades.

Os lojistas com grandes operações ou em fase de expansão precisam contar com um ERP que suporte esse crescimento, como, por exemplo, o [B]Seller. Esse ERP é robusto e além de atender às suas necessidades atuais, já está preparado para acompanhar o seu crescimento. 

Ele também é um sistema backoffice de primeira linha, que há mais de 20 anos automatiza toda operação própria da Americanas, Submarino e Shoptime.

Outra vantagem de um ERP como o [B]Seller é que ele conversa diretamente com os demais serviços do B2W Marketplace, além do que, nele, os pedidos feitos neste canal são gratuitos!

Se você já vende no B2W Marketplace e busca um ERP que acompanhe seu desenvolvimento, não deixe de conhecer nossa solução completa de gestão de loja!

Leia também:

Como aumentar a satisfação do cliente por meio da operação logística?

O que é varejo e como aproveitar o segmento?

Como começar a emitir nota fiscal para seu negócio?

BSeller

BSeller é a solução integrada de ERP e backoffice da americanas s.a. É a única tecnologia completa para backoffice de e-commerce, com módulos nativamente integrados de Gestão (ERP), Logística (WMS), Atendimento (SAC) e Transporte (TMS).

veja ainda:

cross border - destaque

Cross border: o que é e como iniciar essa operação?

Entenda o que é uma operação cross border e como colocá-la em prática para internacionalizar sua marca! Você sabe o […]

qa - quality assurance - destaque

O que é QA – a área de Quality Assurance de uma empresa?

A QA, Quality Assurance, é uma área focada em garantir a qualidade do que uma empresa oferece. Saiba mais  A […]

back to back - destaque

Back to back: o que é esta operação comercial?

Operações back to back envolvem logística e trocas cambiais entre países diferentes. Veja como funciona  Uma operação back to back […]