Você sabe como o O2O pode ajudar o seu negócio físico?

por Ponto de Retirada

29 de setembro de 2020
o20 - negócio físico 1

O2O é uma abreviação que simboliza a conexão entre o mundo online e offline, isso quer dizer que o cliente pode comprar ou retirar seus produtos e serviços em ambos os ambientes. Atualmente essa junção do mundo digital e físico já acontece em aplicativos de comida, táxi, sites de compras coletivas e e-commerces. 

Você sabia que de acordo com pesquisas da Associação Brasileira de O2O, as empresas com integração do negócio on e offline tiveram crescimento superior a 30% entre 2015 e 2016? Na China, por exemplo, esse aumento chegou a 200% há 3 anos, o que demonstra o imenso potencial de crescimento deste modelo de negócios. 

Não, as lojas físicas não irão acabar

Há poucos anos, o mercado especulava sobre o possível desaparecimento das lojas físicas com o surgimento e rápido avanço do e-commerce, já que este, está disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana e com uma diversidade de itens muito maior do que um estoque físico de loja é capaz de suportar. 

Hoje já sabemos que existem consumidores que não abrem mão da experiência de compra de algumas categorias em lojas físicas, mas que podem querer aproveitar o melhor dos dois mundos: 

  • Comparar preços online, e em alguns casos até comprar o produto digitalmente, para poder retirá-lo em uma loja física no horário mais conveniente;
  • Pesquisar pelo produto em plataformas onlines para ter um comparativo de valores, mas finalizar a compra offline indo a uma loja física. 

Estes são alguns exemplos de como mesmo o cliente que pesquisa ou compra online, pode aproveitar os benefícios e conveniência que as lojas físicas oferecem a ele. 

O O2O pode ajudar as lojas físicas a receberem mais clientes do mundo online, muitos deles extremamente qualificados e que podem não só movimentar as lojas, mas interagir com elas e seus produtos, adquirindo novos itens no ponto físico.

Mas, para isso, é vital que estas lojas estejam preparadas para receber e atender os clientes com excelência, a fim de gerar recorrência de compra. Caso contrário, o consumidor que teve uma experiência ruim, pode se tornar um detrator da marca. 

Se você tem uma loja física, é hora de ter isso em mente e se preparar para integrar suas loja ao online, sem deixar de atender muito bem quem se dirige até seu endereço.

o2o - negócio físico - 3

O2O nos marketplaces

Pensando nessa nova forma de consumo e também para aumentar o portfólio de serviços de entrega, canais como o B2W Marketplace oferecem serviços focados no O2O.

Aqui em nosso canal, por exemplo, temos o Click&Collect.  Essa solução é oferecida para lojistas parceiros que vendem com a gente e tem o objetivo de agregar valor para quem possui uma loja física.

Nesta modalidade, lojistas podem se tornar um ponto de retirada de produtos vendidos em nossos sites, aumentando assim a visibilidade de suas marcas, com mais clientes circulando em suas lojas. 

Com clientes qualificados das marcas Americanas, Submarino e Shoptime, além do ganho de visibilidade para as lojas físicas de nossos parceiros, eles podem ainda aumentar a conversão de vendas em seus pontos físicos, já que o cliente pode ter maior visão e contato com as marcas e produtos dos lojistas.

Vale lembrar que o Click&Collect é um serviço gratuito para todos os lojistas parceiros do B2W Marketplace que tenham pelo menos uma loja física. E eles podem tirar dúvidas e ativar o serviço no formulário a seguir. Caso você tenha uma loja e ainda não venda em nosso canal, basta se cadastrar como nosso parceiro neste link e depois ativar a modalidade.

Leia também:

Como o prazo de expedição pode influenciar na data de entrega de seus pedidos?

Como diminuir as perdas e avarias em seu estoque?

O que é marketplace e como ele facilita a venda de seus produtos

Ponto de Retirada

O Ponto de Retirada da Americanas Marketplace permite que você transforme sua loja física em um local onde os clientes da Americanas, Submarino e Shoptime podem retirar os itens comprados nestes sites.

veja ainda:

cross border - destaque

Cross border: o que é e como iniciar essa operação?

Entenda o que é uma operação cross border e como colocá-la em prática para internacionalizar sua marca! Você sabe o […]

qa - quality assurance - destaque

O que é QA – a área de Quality Assurance de uma empresa?

A QA, Quality Assurance, é uma área focada em garantir a qualidade do que uma empresa oferece. Saiba mais  A […]

back to back - destaque

Back to back: o que é esta operação comercial?

Operações back to back envolvem logística e trocas cambiais entre países diferentes. Veja como funciona  Uma operação back to back […]