Cadastro de produtos: como funciona esse processo no marketplace?

por Americanas Marketplace

5 de fevereiro de 2018

cadastro de produtos - capa

Veja como funciona o cadastro de produtos que você vende com a Americanas Marketplace

Cadastro de produtos no marketplace é como é conhecido o processo de cadastrar os itens que você vende dentro da Americanas Marketplace e outros canais para que eles sejam expostos nos sites e requisitados pelos clientes.

Apenas um produto que tenha sido devidamente cadastrado e aprovado será exibido nos sites Americanas, Americanas Empresas, Submarino e Shoptime. Para isso, é preciso iniciar o processo de integração dos itens de seu sortimento, o que pode ser feito de diferentes maneiras, algumas mais práticas e automatizadas como ocorre no uso de um integrador de marketplace, mas também é possível cadastrar itens de forma manual (individual ou massiva), conforme explicaremos a seguir.

Modelos de cadastro de produtos com o marketplace

1) Cadastro por integração massiva

É possível fazer o cadastro massivo e automatizado de todo seu sortimento de produtos por meio de um ERP, plataforma de e-commerce ou integradora de marketplace como a SkyHub, por exemplo. Para isso, é preciso que seu sistema seja homologado com a Americanas Marketplace.  

Neste sistema, a comunicação ocorre entre a API da integradora e da Americanas Marketplace e todo o cadastro é feito no seu sistema que, ao ser integrado conosco, enviará as informações para nossa plataforma de vendas, agilizando o processo.

Esse processo facilita bastante o cadastro e gerenciamento de produtos e pedidos. Para quem possui um grande sortimento ou precisa gerenciar muitas vendas, o uso da integradora de marketplace é altamente recomendado porque oferece ao seller maior visibilidade, agilidade e capacidade de gestão, garantindo maior eficiência operacional.

cadastro de produtos - interna

2) Cadastro manual massivo

Neste modelo, é possível cadastrar seus produtos manualmente, porém de forma massiva. Esse cadastro é feito via planilha disponibilizada pela Americanas Marketplace.

É preciso preencher os dados solicitados de todos os produtos e, em seguida, fazer um upload da planilha para nosso sistema.

Para iniciar esse cadastro é preciso estar logado dentro do Portal Parceiro > Produto > Atualizações em massa. Depois, é preciso selecionar a categoria desejada e baixar a planilha modelo. Após o preenchimento de todos os dados, é preciso fazer o upload do arquivo pelo próprio Portal Parceiro e clicar em “cadastrar produtos”.

3) Cadastro manual unitário

Há ainda a possibilidade de cadastrar seus produtos individualmente de forma manual. Ou seja, você deverá preencher um formulário de cadastro dentro do nosso Portal Parceiro e especificar todas as informações de cada um dos itens que vende, como nome, imagem, descrição e categoria.

Para iniciar esse cadastro é preciso estar logado dentro do Portal Parceiro > Produto > Cadastro de Produtos. Depois, será preciso digitar alguma informação como nome, código Americanas, ISBN ou EAN do produto na caixa de busca. O nosso sistema irá mostrar todos os itens já cadastrados que se assemelham a sua busca.

Se o item já estiver cadastrado no sistema é preciso se inscrever para vender o produto clicando no botão “Vender esse produto”. Caso não esteja cadastrado, será preciso clicar para cadastrar um item exclusivo. É preciso selecionar a categoria do item, colocar a descrição, dados, cálculo de frete, variações do produto e ficha técnica. Depois clique em cadastrar.

Durante o cadastro de produtos, fique atento aos requisitos da Americanas Marketplace para que a composição de títulos, descrições e uso de imagens atendam aos nossos parâmetros técnicos e de qualidade para aprovação. Do contrário, será preciso ajustar as informações cadastradas e fazer uma nova tentativa de cadastro.

Leia também:

Americanas Marketplace: o que é e como vender neste canal?

Glossário essencial para entender a integração no marketplace

O que é marketplace e como ele facilita a venda online

Americanas Marketplace

Somos a plataforma para você vender seus produtos nas principais lojas virtuais do país: Americanas, Submarino, Shoptime e Americanas Empresas. Aqui seu negócio vai mais longe!

veja ainda:

campanhas da americanas - destaque

Campanhas da Americanas: o que são e como aderir?

Entenda como funcionam as campanhas da Americanas e como elas podem impulsionar suas vendas no marketplace As campanhas da Americanas […]

seller index - destaque

Seller Index: a reputação do lojista na Americanas Marketplace

Descubra o que é o Seller Index e qual a influência dele nas suas vendas dentro da plataforma  Você conhece […]

monte sua loja virtual - destaque

Monte sua loja virtual em 4 passos com o marketplace

Descubra como o marketplace permite que você monte sua loja virtual em poucos passos Você sabia que o marketplace permite […]